SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, afirmou que planeja apoiar Hillary Clinton, em discurso feito na convenção democrata, segundo informou o jornal “The New York Times” neste domingo (24).
Citando o conselheiro de Bloomberg, Howard Wolfson, a publicação afirma que ele pretende defender Hillary usando a “perspectiva de um líder de negócios e de um independente.”
O bilionário Bloomberg, dono da agência de notícias que leva seu nome, deixou o partido democrata em 2000 e se elegeu prefeito de Nova York como republicano. Porém, mudou sua filiação partidária para independente em 2007. O político tem sido crítico a Donald Trump, forte candidato republicano.
Em março deste ano, Bloomberg desistiu de lançar uma candidatura independente na disputa pela Casa Branca.
Em um texto intitulado “O risco que eu não vou correr”, levado ao ar por sua agência de notícias, ele afirma que uma candidatura independente sua dividiria os votos da eleição e, provavelmente, levaria à escolha dos republicanos Donald Trump ou Ted Cruz.
“Ao longo da história americana, os dois partidos tenderam a escolher candidatos presidenciais que ficam próximos e constroem a partir do centro. Mas essa tradição pode estar acabando. O extremismo está em curso e, a não ser que nós o paremos, nossos problemas em casa e no exterior vão piorar”, disse.