A semana é de volta às aulas nas escolas públicas e particulares de Curitiba. Nesta segunda-feira (25), boa parte dos estabelecimentos particulares da Capital iniciam o segundo semestre letivo. Nesta terça (26), quem volta são os estudantes da rede municipal e na quinta-feira a rede estadual de ensino. Em Curitiba, contando as redes públicas e a particular, são mais de 400 mil estudantes de várias idades circulando.

Isso significa uma mudança em toda a cidade. O impacto mais visível é no trânsito, que tradicionalmente ver aumentar em cerca de 30% o número de veículos nas ruas, especialmente em horários de pico. Também são mais ônibus dos transporte público rodando além daqueles que vão para a escola a pé. Tudo isso requer mais atenção.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Guarda Municipal, inicia amanhã, a segunda etapa da edição 2016 do projeto Volta às Aulas, com ações educativas de orientação de trânsito em escolas da rede municipal de ensino.

Agentes de trânsito educadores da Escola Pública de Trânsito (EPTran) da Setran realizarão diversas atividades nos períodos manhã e tarde em cinco escolas selecionadas pelo projeto. No total, participarão alunos de 72 turmas do terceiro ao sexto ano do ensino fundamental.

Nosso objetivo é conscientizar os alunos em relação à segurança, mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade no trânsito, e também informar os pais e responsáveis sobre os comportamentos seguros e a responsabilidade no cuidado com a criança em trânsito, seja ela pedestre ou passageira, informa o diretor da EPTRan, Sandro Luis Fernandes. As abordagens ainda vão chamar a atenção sobre o respeito às faixas de segurança e aos limites de velocidade nas áreas escolares.

 

Como se portar no trânsito

A pé
– Andar sempre pelas calçadas e pela faixa de pedestres nas travessias do trajeto até a escola e no retorno
– Evitar as distrações, como o uso de celular enquanto anda

De carro
– Utilizar os equipamentos de segurança, como cintos (mesmo no banco de trás) e cadeirinhas
– Embarcar e desembarcar sempre pelo lado da calçada
– Menores de 10 anos devem estar sempre acompanhados de adultos