GUSTAVO URIBE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, reconheceu nesta segunda-feira (25) que “não são agradáveis” as críticas feitas por delegações estrangeiras à infraestrutura da vila olímpica, no Rio de Janeiro.Na cerimônia de abertura da estrutura para os atletas, delegações se recusaram a entrar no local e bancaram por conta própria funcionários para arrumar problemas de encanamento, limpeza e furtos.

Em nota, a Austrália afirmou que nenhum atleta do país vai entrar no alojamento por enquanto. O ministro lembrou que as obras não são de responsabilidade do governo federal, mas defendeu que os problemas sejam corrigidos “imediatamente” para “virar essa página”. “As obras são de responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional. O governo brasileiro não tem absolutamente nenhuma participação nisso. Claro que não é agradável a declaração que tivemos de ouvir, mas temos de corrigir isso imediatamente, naquilo que pode ser feito imediatamente, para virar essa página”, disse.

O ministro disse que recebeu avaliações positivas de outras delegações estrangeiras e avaliou o episódio com a Austrália como “um caso isolado”, que “deverá ser corrigido”. Os australianos estavam designados para ficar no edifício 23, mas devem se instalar em hotéis nos arredores do Parque Olímpico. A Austrália relatou os problemas ao comitê organizador da competição internacional e ao COI. O país citou que Reino Unido e Nova Zelândia também tiveram dificuldades.