SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A polícia alemã revelou ter encontrado um vídeo em que o homem de 27 anos que morreu após causar uma explosão do lado de fora de um festival de música na cidade de Ansbach jurou lealdade ao Estado Islâmico.

Segundo um oficial de segurança da região da Bavária, uma tradução inicial do vídeo indica que o homem teria anunciado um ataque em vingança contra a Alemanha. A polícia também encontrou vídeos violentos e material para produzir bombas na casa do suspeito. Nesta segunda-feira (25), o Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.A agência de notícias Amaq, um dos braços de propaganda da milícia, afirmou que a explosão foi realizada por “um dos soldados do EI” e seria uma resposta aos chamados da facção para atacar países da coalização liderada pelos Estados Unidos.

DEPORTAÇÃO

Mais cedo, um porta-voz do ministério do Interior alemão havia revelado que o homem seria deportado para a Bulgária. De acordo com o porta-voz, o sírio recebeu no último dia 13 a notícia da deportação. A primeira notificação foi emitida em 22 de dezembro de 2014. Ele seria enviado à Bulgária já que a primeira tentativa de solicitação de asilo do homem teria sido feita naquele país. “Sírios não podem, no momento, ser enviados de volta a seu país. Mas isso não significa que não possam ser deportados”, afirmou o porta-voz Tobias Plate em uma entrevista coletiva. “O homem em Ansbach estava passando por um processo de deportação para a Bulgária”, disse.

Uma porta-voz afirmou, na mesma coletiva, que ainda era cedo para decidir por mudanças na política de refugiados alemã antes que os resultados da investigação fossem divulgados. “Os atos dos últimos dias não dão uma medida uniforme”, afirmou Ulrike Demmer. “A maioria dos terroristas que realizaram ataques na Europa nos últimos dias não são refugiados”. De acordo com Plate, o “perigo de novos ataques é alto já há algum tempo e continua assim”. Uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas após uma explosão em Ansbach, na Alemanha. O morto seria o autor do ataque, que detonou as bombas que trazia consigo. As autoridades locais não esclareceram se o autor queria se suicidar ou matar outras pessoas.