Depois de passar por cinco cidades neste ano, chegou a vez de Curitiba (PR) receber a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes. De 8 a 11 de agosto, cerca de 3.600 crianças e adolescentes e 300 educadores e gestores de escolas públicas da capital paranaense serão atendidos pelas ações do projeto, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY. A abertura oficial no será na segunda-feira (8), e a Arena da Caravana estará aberta a partir das 8h do dia seguinte.

Convidados muitos especiais do mundo do esporte, como Aline Pellegrino, a medalha de prata no futebol em Jogos de Atenas (2004) e ouro no Pan do Rio (2007), e Filipe Bicudo, integrante da Seleção Brasileira de Rugby e atual técnico da equipe feminina de rugby do Paraná, já confirmaram presença. As atividades serão realizadas na Arena Caravana, que será montada no Portal do Futuro Boqueirão, no bairro Boqueirão. Serão oito miniestações esportivas, tendas de linguagens artísticas e a tenda do Cinema Disney/Caravana, além de oficinas e cursos para jovens e gestores de escolas.

Nessa etapa de Curitiba (PR), também será montada uma tenda de oficinas de hortas escolares para incentivar hábitos saudáveis e outra onde serão oferecidos serviços de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo do IMC para adultos, como parte da Plataforma Ação Saudável, da Mondelez Brasil, em parceria com a Inmed Brasil. São esperadas cerca de 800 crianças diariamente nas tendas da Arena da Caravana.

Fazendo o evento ainda mais bonito, artistas convidados também garantiram presença. Nicolas Krassik, violinista francês radicado no Brasil, a cantora e compositora Renata Jambeiro, Leo Fressato, compositor, cantor e instrumentista de Curitiba, e Vini Campos, escritor e apresentador do programa Parquinho, do Canal DISNEY, são alguns deles. Todos eles estarão no Sarau da Caravana, na terça-feira (9), a partir das 20h.

Protagonismo juvenil – Além de artistas locais, a capital paranaense contará com um convidado importante, que falará e servirá de exemplo de protagonismo juvenil para as crianças e jovens presentes nas Caravanas: Walas Souza dos Santos, de 15 anos.

Ele saiu do interior da Bahia, há quatro anos, junto a seus pais e cinco irmãos, para morar no Rio de Janeiro. Mesmo com as dificuldades da mudança, ele começou a participar dos treinos de futebol do Morro dos Prazeres e descobriu no esporte uma maneira de enfrentar os desafios do dia a dia e sonhar com uma vida melhor. Por ser exemplo, Walas foi convidado pelo UNICEF para conduzir a tocha olímpica, representando todas as crianças da capital fluminense e simbolizando a esperança de oportunidades justas para todos.

Walas irá participar, na terça-feira (9), das 15h às 17h, do encontro Protagonismo Juvenil: Esporte e Arte como Direito. O evento reunirá educadores do Morro dos Prazeres, de Curitiba, professores da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, representantes do UNICEF, entre outros.

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 118 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Mondelez Brasil,Itaú, EDP , Ticket e Abbott,via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Sobre o Programa Ação Saudável – Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias. Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável conta com três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem”, no ano de 2014.