O inverno 2016 tem temperaturas baixas em relação aos últimos anos, mas no meio ambiente pega fogo, literalmente. Foi só a estação começar (no dia 20 de junho) para as ocorrências de incêndios florestais ou ambientais dispararem no Paraná. Nos primeiros 30 dias do inverno, os bombeiros já registravam 1.825 casos no Estado todo, uma média de 60 por dia. Na média do ano, são 31 ocorrências diárias.
Apenas esse primeiro mês do inverno representa quase 30% de todas as ocorrências até o dia 20 de julho — no período foram 6.318 casos desde 1º de janeiro. O primeiro mês do inverno de 2015 teve apenas 424 incêndios ambientais em todo o Estado. No ano passado todo, foram 7.145 casos.

O responsável por esses números — além da ação humana, claro — é o clima. Desde o outono o Paraná sofre com geadas em praticamente todas as regiões. Isso deixa a vegetação mais seca. Além disso, no inverno o regime de chuva é mais esparso e são mais dias com umidade relativa do ar mais baixa. Esses fatores juntos são facilitadores para os incêndios ambientais.
Em Curitiba e região, os bombeiros contabilizam ao longo deste inverno 487 casos de incêndios ambientais. Número mais de cinco vezes maior que no mesmo período de 2015, quando foram 86 registros.
É comum depois das geadas termos um aumento nas ocorrências de incêndio. O que orientamos é o maior cuidado nessa fase de geadas com estiagem, porque daí o fogo tende a se propagar mais rápido, explica o major Rafael Lorenzetto, do Corpo de Bombeiros.
Serra do Mar — No fim de semana, os bombeiros combateram as chamas no Pico Marubi, na Serra do Mar. O fogo atingiu em princípio a vegetação rasteira e ameaçava se alastrar.