Os trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para conseguir recuperar e renaturalizar parte dos rios de Curitiba faz parte da estratégia para reduzir as ocorrências como inundações, redução de custos com manutenção, além de melhora na qualidade de vida dos cidadão.

Se você fecha o rio totalmente, quando chove ele vai inundar, transbordar. Além disso, rio natural não precisa de manutenção. Já o rio canalizado precisa de manutenção constante, explica o secretário municipal do Meio Ambiente Renato Eugenio de Lima, que é também professor do curso de geologia da UFPR, em entrevista ao Jornal Bem Paraná em junho deste ano, quando falava sobre o projeto de renaturalização dos rios da Capital.

A meta, inclusive, é ousada: conseguir, até 2034, recuperar os rios da Capital, tanto em termos de poluição, como a sua renaturalização. O trabalho que estamos fazendo hoje está garantindo que a cidade, daqui a 10 anos, tenha a possibilidade de conviver harmonicamente com processos naturais, que ela esteja preparada, mais resiliente e respeite a natureza no sentido de conseguir um Ddsenvolvimento sustentável, complementou na época.