O final de semana será de convenção para os partidos que irão indicar boa parte dos principais candidatos à prefeitura de Curitiba. O sábado (30) vai concentrar boa parte das reuniões, com exceção do PMDB, que optou pela segunda-feira (1º de agosto) para bater o martelo na indicação de Requião Filho. No sábado (30), a convenção tripla de PSD, PSC e PEN irá sacramentar o nome do deputado estadual Ney Leprevost.

Convenções II
O PMN também confirma no sábado o nome do ex-prefeito Rafael Greca, que até o momento conseguiu formar a maior aliança, garantindo o maior tempo na propaganda gratuita de rádio e tevê. No mesmo dia, mas de forma isolada, o PT confirma o nome do deputado estadual Tadeu Veneri.

Convenções III
O PDT, do prefeito Gustavo Fruet, ainda não divulgou quando fará sua convenção. Até o momento, Fruet tem a confirmação do PT, o PTB, por enquanto, é só compromisso verbal. No último final de semana foram confirmados como candidatos Xênia Mello, pelo Psol, e Professor Ademar, pelo Pros.

Entre aspas
Se a eleição fosse secreta, até o PT votaria pela cassação dela. Do senador Cirstovam Buarque (PPS-DF), mantendo o mistério, mas já dando uma pista, sobre como votará no impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Juízes protestam
Não são apenas cidadãos comuns que protestam. Nesta quinta-feira (28), juízes federais e estaduais, procuradores da República e da Justiça, promotores públicos, delegados da Polícia Federal e estadual e servidores públicos realizam ato em Curitiba. A mobilização é contra o projeto do senador Renan Calheiros que altera a Lei de Abuso de Autoridade (PLS 280/2016), para dificultar operações de combate à corrupção.

Evasão escolar
O combate à evasão escolar está na agenda do segundo semestre da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. A informação é do presidente, deputado Hussein Bakri (PSD), ao fazer o balanço das atividades realizadas dos primeiros seis meses do ano.

Twitter apócrifo
A Juiza Sayonara Sedano determinou a suspensão dos perfis Tesão Piá e Corrida Maluca da rede social Twitter. Ambos os perfis são falsos, anônimos e vinham divulgando informações ofensivas ao pré-candidato Rafael Greca (PMN). No despacho, a magistrada determinou ainda a identificação dos IPs dos responsáveis pelas páginas. Em caso de descumprimento, a multa é de 50 mil reais por dia.

Às origens
Há menos de três semanas, fotos de Lula (PT) de camisa social e blazer deram lugar, nas redes sociais, a um retrato em que o ex-presidente aparece de roupa vermelha e chapéu de cangaceiro. A troca, ao que tudo indica, é o símbolo mais evidente de uma guinada estratégica para tentar reatar com suas bases eleitorais.