SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente sírio, Bashar al-Assad, ofereceu nesta quinta (28) anistia aos rebeldes que deixarem o combate na região de Aleppo, no norte da Síria, e se entregarem a autoridades nos próximos três meses.
Foram abertos três corredores humanitários para que residentes da cidade, sitiada por forças rebeldes e do governo de Bashar al-Assad, possam escapar.
O anúncio foi feito por Mohammed Marwan Olbi, governador da província síria, em transmissão da TV estatal.
O governo bloqueou as estradas que ligam as áreas dominadas por rebeldes com o resto do país em 17 de julho, isolando cerca de 300 mil pessoas.
Segundo Olbi, o governo vai oferecer aos que saírem acomodação temporária. Panfletos pedindo que as pessoas deixem Aleppo foram espalhados pela cidade. A emissora também transmitiu uma fala de clérigos locais, pedindo que rebeldes baixem as armas.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou que a Rússia irá enviar um general e especialistas a Genebra, na Suíça, para discutir a crise de Aleppo, como resposta a um pedido do secretário de Estado norte-americano John Kerry.