SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) alterou a data de início das inscrições para o vestibular deste ano. A instituição oferece 3.330 vagas para os campus de Campinas, Piracicaba e Limeira, todos no interior de São Paulo.
Segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pelo vestibular, a abertura do processo será no dia 8 de agosto. Inicialmente, as inscrições começariam na próxima segunda (1°), mas por questões de logística a instituição teve que alterar a data. A comissão afirmou que não haverá novas mudanças nas demais datas do vestibular.
As inscrições devem ser feitas somente pela internet no site da Comvest (http://www.comvest.unicamp.br/) até o dia 1º de setembro. O estudante pode pagar a taxa de inscrição -no valor de R$ 160- até o dia 2 de setembro.
PROVAS
A primeira fase do exame será realizada dia 20 de novembro e a segunda acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. O Manual do Candidato estará disponível para consulta a partir do início das inscrições, no site da Comvest, com todas as informações e orientações necessárias sobre o processo de inscrição, às provas e demais etapas do vestibular.
A Comvest reforça ainda que os estudantes devem ficar atentos as datas das provas de habilidades específicas. Para os candidatos ao curso de músicas, as provas serão no período de 2 a 9 de setembro (etapa 1) e de 9 a 10 de outubro (etapa 2). Já para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, as provas ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro de 2017.
A lista de livros obrigatórios (confira aqui) reúne 12 obras e é composta por diferentes gêneros e extensões, que inclui romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos sem sobrecarregá-lo no volume de leituras.
APROVADOS
A lista de aprovados será divulgada no dia no dia 13 de fevereiro de 2017, e os candidatos selecionados devem realizar a matrícula não presencial entre os dias 14 e 15 de fevereiro.
A Unicamp não adota o sistema de cotas, mas concede bonificação nas notas da primeira e segunda fases para alunos. Todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase. Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam além desses, outros 20 e 30 pontos respectivamente na primeira e na segunda fases.
TIMES HIGHER EDUCATION
A Unicamp é a segunda melhor universidade da América Latina em um ranking com 50 instituições, segundo a THE (Times Higher Education) divulgado no dia 7 de julho. A publicação britânica é uma das principais referências em reputação acadêmica. A USP (Universidade de São Paulo) aparece em primeiro lugar.
A classificação atual -a primeira realizada pela publicação só com instituições da América Latina- utilizou os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial do THE: ensino (ambiente de ensino), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), internacionalização e inovação (transferência de tecnologia).