Os resultados da noite desta quarta-feira (27) da Copa do Brasil garantiram o Coritiba na Copa Sul-Americana de 2016. A vaga alviverde veio com as classificações de Ponte Preta, Santos e Fluminense, na Copa do Brasil, que eliminaram Figueirense, Gama e Ypiranga, respectivamente. O Alviverde passará a ser o Brasil 4 na competição internacional e enfrentará o Vitória.

Antes do início da rodada desta noite da Copa do Brasil, o Alviverde não tinha a vaga garantida. Como as equipes que permanecem nas oitavas de final da Copa do Brasil não podem disputar a Copa Sul-Americana, o Verdão herdou as vagas abertas por Santos, Fluminense e Ponte Preta.

De acordo com o chaveamento previsto pela tabela já sorteada da Copa Sul-Americana, o Brasil 4 enfrenta o Brasil 6. Por isso, Coritiba e Vitória duelarão nas próximas semanas. O primeiro encontro entre os dois times acontecerá no nordeste do país, no dia 17 ou 18 de agosto.

O vencedor deste confronto entre Coritiba e Vitória terá um duelo diante de argentinos pela frente. Quem passar encara Estudiantes ou Belgrano na próxima fase.

O Coxa já enfrentou o Vítoria em duas oportunidades na história da Sul-Americana. Em 2009 os baianos acabaram avançando e em 2013 foi o Coxa quem levou a melhor. Nas duas ocasiões, o time classificado garantiu a vaga nas cobranças de pênalti.

Em 2013, o Verdão ficou com a classificação após perder por 1 a 0 em Salvador e devolver o mesmo resultado na capital paranaense. Nas cobranças de pênalti, o Coritiba levou a melhor. Na ocasião, o então goleiro do Vitória, Wilson, chegou a defender duas penalidades, mas não evitou a festa coxa-branca.