João Artur Lopes Furlan está sonhando com a chegado de 5 de agosto, dia em que participará do momento histórico da abertura oficial dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O menino de 9 anos, curitibano, foi um dos selecionados da promoção Pequenos Amigos, Grande Festa. A convocação para embarcar para a maior celebração do esporte foi resultado de uma foto singular, que expressa o carinho do pequeno João pelo seu gato Salem.

O clique, que transformou uma simples fotografia em uma expressão do que é a amizade verdadeira, foi feito pela mãe do menino, Luciane Furlan. Ela explica que ficou sabendo da promoção depois de visitar uma loja do McDonald’s e ter conhecimento sobre o tema da campanha. A decisão de inscrever a foto também partiu da intenção de homenagear o animal de estimação, que havia sido atropelado e morto duas semanas antes da visita ao McDonald’s.

O João tinha uma verdadeira adoração pelo gato, a quem ele chamava de nego, e sempre que chegava da escola a primeira coisa que ele fazia era procurar o bichinho. Eles dormiam juntos e quando o Salem partiu, o João ficou muito triste, pois eles eram muito apegados, comenta.

Ao receber o telegrama com a notícia de que o filho havia sido selecionado, Luciane e seus outros dois filhos foram até a escola de João para dar a notícia. Ele estava jogando xadrez no contra turno e ficou extremamente feliz. Ele dizia ‘eu não acredito, mãe, eu tenho muita sorte’, lembra ela.

Filho de faixa preta em judô, João é lobinho no grupo Escoteiros do Brasil e desde pequeno está envolvido em atividades ligadas ao esporte. Ele já participou de aulas de capoeira, judô e adora jogar futebol. Outra paixão do menino é o WWE, Telecatch americano que combina encenação teatral com artes marciais e que está se tornando uma febre no mundo todo.

Sempre que tem tempo livre o João faz máscaras com os principais personagens do WWE. Ele também adorava assistir às lutas ao lado do Salem. Acho que o mais interessante disso tudo é a amizade que eles tinham um pelo outro, revela.

Enquanto aguarda para fazer as malas, João teve outra surpresa: um novo gato apareceu na casa. Adotado pela família, o bichano apelidado de Yom traz mais alegria para o lar dos Furlan e recebe toda a atenção e o carinho que João estava acostumado a compartilhar com Salem.