SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo do Corinthians arquivou, nesta quarta (28), por falta de provas, as denúncias sobre desvio de dinheiro do clube em negociações envolvendo jogadores, contra o ex-gerente das categorias de base do Corinthians, Fábio Barrozo, que se demitiu em 13 de abril, e o conselheiro Manoel Ramos Evangelista, que carrega o apelido de Mané da Carne.

Barrozo e Mané da Carne eram acusados de ter enganado um empresário que mora nos Estados Unidos chamado Helmut Niki Apaza ao venderem duas coisas: uma carta que dava o direito de Apaza representar o clube brasileiro em negociações nos EUA e uma porcentagem de um jogador da base (Alyson José da Motta). Nenhuma das duas coisas, porém, tinha validade, o que fez o empresário acionar o alvinegro para ser reembolsado.

Segundo a versão do Corinthians, foi assim que a diretoria tomou conhecimento do caso. Veja a galeria abaixo com as conversas e, mais abaixo, quem é quem nas reproduções de mensagens.

QUEM É QUEM

Fábio Barrozo: entrou para ser gerente da base em março de 2012 e pediu demissão em 13 de abril de 2016. Sempre foi aliado de Andrés Sanchez, a quem agradece em sua mensagem de despedida, em redes sociais.

Manoel Ramos Evangelista, o Mané da Carne: foi uma das pessoas mais importantes na construção da carreira política de Andrés no Corinthians. Assessorava diretamente ex-presidente do clube, com mantém relação estreita até hoje. Onofre Almeida: é diretor das categorias de base do Corinthians.

Eduardo Ferreira: ex-assessor de imprensa da Gaviões da Fiel, Edu Ferreira, ou Edu Gaviões, começou a construir sua vida política no Parque São Jorge na ouvidoria do clube. Aliado de Andrés, foi escolhido para ser diretor-adjunto de futebol no mandato de Roberto de Andrade.

Helmut Niki Apaza: empresário que mora nos Estados Unidos. Tentou intermediar negociações de jogadores do alvinegro com clubes naquele país, entre eles Gabriel Vasconcelos e Mendoza.

Alyson José da Motta: atleta que chegou à base corintiana no final de 2014, segundo Barrozo.

Jorge Kalil, o “vice”: conselheiro corintiano foi escolhido para ser o segundo vice-presidente da gestão de Roberto de Andrade. Nas conversas, Barrozo pede a Niki que não conte a Kalil sobre as negociações em andamento. Giuliano Bertolucci: empresário de jogadores.

Wagner Ribeiro: empresário de jogadores.

Julio: empresário original de Alyson José da Motta.

Vitinho: jogador da base do Corinthians que quase foi embora no início deste ano, ao completar 16 anos. Chegou a fazer uma experiência no Manchester City, mas acabou assinando seu primeiro contrato profissional com o alvinegro em março.