A Polícia Militar do Paraná completa 162 anos no dia 10 de agosto, e como parte das comemorações de aniversário, a corporação programou uma série de eventos a partir de hoje, com uma cerimônia de gala, às 20 horas, quando acontece o jantar dançante promovido pela Associação da Vila Militar (AVM), em parceria com a PM, no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba. Serão homenageadas as turmas de oficiais dos anos 1966, 1976 e 1986.
Da terça-feira e até sábado, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) fará uma exposição com materiais, equipamentos e fardas usadas pelos integrantes de suas subunidades, para demonstrar como são feitas as ações de segurança pública. A mostra será no Shopping Estação, no Centro de Curitiba, e pode ser visitada das 10 às 22 horas.
Também haverá cerimônias religiosas. O culto em Ação de Graças será na segunda-feira, às 19h30, na III Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Água Verde. Na quinta-feira será celebrada missa na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, na Cidade Industrial de Curitiba, às 19 horas. A corporação receberá bençãos e as cerimônias contarão com a tradicional recepção dos cadetes da Escola Superior de Oficiais e com uma tropa representativa de todas as unidades da PM e do Corpo de Bombeiros.
Para o primeiro fim de semana de agosto, a Polícia Militar reserva muitas atrações para a comunidade curitibana. No dia 6, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fazem mais uma edição do Passeio Motociclístico com apoio de motoclubes e entusiastas do tema.