Terminou nesta sexta-feira (22) o 27º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe, maior competição do País para jovens golfistas. A disputa aconteceu no belíssimo campo do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais. O torneio é válido para os rankings Mundial (WAGR) e nacional, com organização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
A terceira e decisiva rodada contou com resultados surpreendentes, tanto no masculino, como no feminino os campeões foram decididos por meio de um emocionante playoff.
Jinbo Ha que estava na liderança do torneio desde o primeiro dia com uma vantagem de 5 tacadas contra o segundo colocado Rohan Boettcher, foi surpreendido neste último dia de disputa. Rohan jogou cinco tacadas abaixo do par e ambos finalizaram com 205 tacadas. No playoff, a disputa aconteceu em três buracos, e Jinbo Ha consagrou-se campeão.
No segundo dia de disputa, a Paranaense Ana Beatriz Cordeiro estava na liderança com 3 tacadas de diferença da segunda colocada, Luíza Caetano. No último dia do torneio, a paulista Lauren Grinberg, que estava na terceira colocação no dia anterior, teve uma incrível recuperação e alcançou Ana Beatriz, finalizaram em 227 tacadas. Por meio de um playoff a paulista Lauren venceu.
Neste torneio, os paranaenses em geral, mostraram garra e determinação conquistando bons resultados. No masculino B, o paranaense Ulisses Toledo Junior ocupou a terceira colocação com duas tacadas abaixo do par, finalizando em 214. O campeão e vice-campeão, foram Jinbo Ha e Rohan Boettcher, respectivamente.
No masculino C, o golfista Andrey Borges venceu com 6 tacadas de diferença do segundo colocado, totalizando 218. Thomas Choi conquistou a vice-liderança com 224, seguido por João Vitor Toledo com 225.
O paranaense Gabriel M. Gallego foi o vencedor da categoria D com 243, seguido por Marcos Park com 248 e Nicholas Song com 255.
Já na última categoria, Pedro Pelicioni venceu com 251, contra 270 de Pedro Miyata. A terceira colocação ficou com Lucas Medeiros com 292.
No feminino B, a campeã foi Lauren Grinberg com 227. Laura Caetano foi a vice-campeã com 233 tacadas, uma a menos do que a terceira colocada, Luíza Caetano.
A paranaense Ana Beatriz Cordeiro venceu na categoria C com 227 tacadas. A vice-campeã foi Fernanda A. Harada da Silva com 259. Beatriz Junqueira foi a terceira colocada com 266 tacadas. Já na categoria D a campeã foi Maria Emília Pereira com 244, seguida por Meilin Hoshino com 291 e Maria Júlia Ribeiro com 307.
Paralelamente ao torneio aconteceu a Copa Juventude de Golfe, que foi disputada por equipes mistas de três jogadores indicados pelas Federações.  A campeã foi a Federação Riograndense de Golfe, com 423 tacadas, representada pelos jogadores: Rohan Boettcher, Andrey Borges e Amanda Kaercher. A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe ficou em segundo, com 430. E foi representada por Ana Beatriz Cordeiro, Daniel Celestino e Ulisses de Toledo Junior.


Com 70 jogadores o 11º Aberto de Golfe do Costão Matsuri foi um sucesso
O Costão Golf Club, de Florianópolis, realizou nos dias 22 e 23 de julho o 11º Aberto de Golfe do Costão Matsuri. O evento contou com dois magníficos dias de sol e com a participação de 70 jogadores.
Os campeões do torneio foram os jogadores locais: Joaquin Fabeiro e Alice Aoto com 159 e 170 tacadas Gross, respectivamente.
Na categoria masculina com índex até 14 o campeão foi o golfista Juan Navarrete com 149 net, o vice-campeão foi Rodrigo Esmeraldino com 151 net, seguido por Rodrigo Gimenez também com 151 net.
O golfista João Will além de ganhar no longest drive também foi o primeiro colocado da categoria de 14,1 a 22,1, finalizou o torneio com 140 net. O segundo colocado, Carlos Alves, bem como o terceiro, Edson Makowiecky, finalizaram com 141 net.
Com 145 net, Joel Risso venceu a categoria de 22,2 a 36. O vice-campeão foi Lídio Duarte com 149, seguido por Sergio Pedro com 153 net.
O feminino jogou em categoria única com índex até 32,2, na qual Eliza Coral consagrou-se vencedora com 148 net. A vice-campeã foi Eliane de Zorzi com 153 net, seguida pela golfista Edicleia Nakashima com 157 net.
Foi premiado também o Near Pin que ficou com  o golfista Anderson Antonio.
O evento também contou com uma clínica especial com o profissional Ricardo Melo, comentarista da ESPN e professor de golfe. Que confraternizou todos os presentes em forma simpática e divertida.


Projeto de minigolfe é apresentado ao Hospital Pequeno Príncipe
Nesta segunda-feira, dia 25, na presença da golfista olímpica Miriam Nagl e do atleta juvenil Daniel Celestino, foi apresentado um projeto para a realização de um minigolfe às crianças no jardim da instituição Pequeno Príncipe, mais recente parceira da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.
De acordo com o presidente da federação, Daniel Neves, esse é um momento que merece ser comemorado. Nós ficamos muito felizes em firmar essa parceria. Ela é como uma planta que está sendo regada vai crescer e produzir muitos frutos, e, nesse caso, as beneficiadas serão as crianças, destacou.
O coordenador técnico da federação, Enzo Miyamura, explicou como foi o processo de criação do projeto. O minigolfe é simples, porém o campo tem alguns desafios. Pensamos em criá-lo de uma forma que todas as crianças tivessem acesso, mesmo as que estão com alguma dificuldade de locomoção no momento.
A parceria é uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe, que busca recursos através do envolvimento com o esporte em prol das atividades do Complexo. Estamos honrados em contar com a ajuda da federação nessa missão, destacou o diretor coorporativo da instituição, José Álvaro Carneiro.
Miriam Nagl ficou impressionada com as atividades desenvolvidas no Hospital. O que vocês fazem aqui é muito bom. Obrigada pela oportunidade de conhecer esse lugar. A parceria será, com certeza, um sucesso, afirmou. Ao final da Olimpíada, a atleta contou que vai doar equipamentos de golfe para beneficiar a instituição.


Sucesso total no 1º Torneio de Inverno de Golfe Feminino do SMCC
O Santa Mônica Clube de Campo realizou na última quinta-feira (21) seu 1º Torneio de Inverno de Golfe Feminino. Mais de 40 jogadoras em campo que fizeram deste torneio um grande sucesso.
A campeã foi a golfista Zenilda Alves de Souza com 80 gross. A vice-campeã foi Roberta Comodo com 88 gross.
Na categoria de índex até 16,5 o 1º lugar ficou com Roselaine Catarino que finalizou com 79 net. A 2ª colocada foi Susana Goyanache com 80 net.
Ivete Chemin venceu a categoria com índex de 16,6 a 23,7 com 72 net. A vice-campeã foi Amélia Azuma também com 72 net.
Na categoria stableford Walquiria Ponath venceu com 36 pontos. A segunda colocada foi a jogadora local Makiko Yamada com 33 pontos.
A golfista Marisa Leal venceu no Near Pin e Diva Mercer no Straightest Drive, ambas premiações especiais.
Paranaenses recebem bolsa atleta 2016
Os atletas de alto rendimento e que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais são contemplados com a Bolsa Atleta 2016 do Ministério do Esporte. Ao todo, são 27 golfistas que receberam o benefício, quatro deles são paranaenses. Ao todo são 6.152 atletas de diversas modalidades que participam do programa.
O número de beneficiados na categoria internacional subiu de nove para 15 atletas, indicando uma melhoria de performance do Brasil em competições de maior peso, os paranaenses Ana Beatriz Cordeiro e Daniel Stapff foram beneficiados nesta categoria.
Na categoria nacional, outros jogadores federados a FPCG também foram contemplados, são eles: Daniel Celestino e Diego Aragon. Outros onze atletas receberam o benefício nesta categoria, e um, o de atleta de base.
Segundo o Ministério do Esporte, o Bolsa Atleta atende atletas que tenham obtido bons resultados independentemente de sua condição econômica e sem necessidade de intermediários. Basta que cumpra os requisitos, mantenha-se treinando e competindo e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações. A principal prestação de contas do atleta ao governo e à sociedade é a obtenção de resultados
Além da Bolsa Atleta, existe outro projeto que visa incentivar o crescimento do esporte, bem como do atleta. Estamos falando do Talento Olímpico do Paraná, mais conhecido como TOP. Este projeto é dividido em três categorias, são elas: Escolar, Nacional e técnico.
A categoria escolar é a mais abrangente, contando com um número maior de beneficiados, ao todo oito atletas da FPCG, são eles:  Daniel Celestino, Thales Nunes da Cruz, Ana Beatriz Cordeiro, Sophia Campos, Dimitrios Kogiaridis Jr., Diego Aragon, Leonardo Macedo e Pedro Henrique dos Santos. Daniel Stapff e Enzo Miyamura são beneficiados pela categoria nacional e Luiz Felipe Miyamura como técnico.