Após a blindagem de um carro, o peso do veículo ganha entre 150 e 160 quilos. É como se o veículo passasse a ter sempre duas pessoas de PBT (Peso Bruto Total), compara. Como o trabalho de blindagem exige a desmontagem completa do carro, a mão de obra da unidade é cara e, portanto, treinada pela própria empresa. Todas as quartas-feiras, a equipe passa por um treinamento a fim de sempre estar atualizada em relação as novas tecnologias apresentadas pelas novas gerações dos modelos de carros, conta o diretor da LAF Blindados, Fernando Okamoto.

Em linhas gerais, Okamoto explica que o processo de blindagem passa por cinco etapas, que exigem enegenharia automotiva. A primeira etapa é a desmontagem do carro. Não tocamos apenas no motor ,na caixa de câmbio e no painel do carro, conta.

A segunda parte é montagem da parte blindada, com a aplicação da fibra da aramida, ou kvelar. Essa é uma fibra sintética de aramida tramada muito resistente e leve. Trata-se de um polímero com resistência ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. Em seguida, os vidros comuns são trocados por vidros blindados. Em seguida, vem a montagem do carro, em uma terceira fase.

As duas outras etapas finais são referentes aos testes necessários, após ao processo de blindagem, para verificar as condições de estanquidade e de rodagem. Nós desmontamos o carro inteiro e temos de devolver ao cliente em iguais condições de uso e segurança, conta. Esse processo todo, dura 30 dias.

Sirenes — Para garantir a segurança dos blindados, a LAF instala dois botões no painel do carro. Um deles aciona uma sirene com vários toques (bombeiro e polícia) e um para o intercomunicador. Ou seja, o motorista não precisa abrir os vidros do carro para consegui conversar com quem estiver ao lado do carro, diz.