SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Buffarini, 27, a mais recente contratação do São Paulo, chamou a atenção da diretoria tricolor pelo bom desempenho como lateral direito no San Lorenzo (ARG).
Mas não foi naquela posição que Buffa, como é chamado na Argentina, jogou a maior parte de sua carreira. Três anos atrás, ele já era jogador do San Lorenzo, mas atuava como volante.
Foi graças ao olhar clínico de Juan Pizzi, atual treinador da seleção chilena, que o jogador teve sua carreira alavancada. Em 2013, o então técnico do San Lorenzo decidiu utilizar o jogador pela lateral direita.
A mudança foi certeira. No ano seguinte, Buffa foi campeão da Libertadores, já sob a batuta de Edgardo Bauza, e escolhido para a seleção daquela edição do torneio.
“Joguei os últimos três anos como lateral direito, mas em toda a minha carreira atuei como volante. Então, em qualquer função pelo lado direito do campo, eu posso mostrar o meu futebol em diferentes posições. Também já joguei como ponta direita e me sinto à vontade para atuar na frente”, disse o jogador em sua chegada a São Paulo, nesta quarta (27).
O pensamento de Buffarini está em sintonia com o de seu novo treinador.
“Ele pode jogar na lateral, na ponta, no meio, em todas as posições pela direita. Vai lutar com todos, desde Bruno, a Caramelo, a Auro e Kelvin. Todos que jogam pela direita. A regra é uma só: quem estiver melhor, joga”, afirmou Bauza ao explicar as funções que o novo contratado pode desempenhar.
Apesar do discurso do treinador, Buffarini veio ao São Paulo para ser titular. Bauza fez uma parceria de sucesso com o jogador ao conquistar a Libertadores de 2014 e vem pedindo sua contratação desde que chegou ao clube, no início da temporada.
CARREIRA
A carreira de Buffarini começou aos 17 anos de idade, no Talleres de Córdoba (ARG), em 2006. A equipe disputava a segunda divisão do campeonato do país, e logo na segunda temporada do jogador como profissional, teve uma grande decepção, ao ser rebaixado para a terceira.
O volante/lateral chegaria à primeira divisão em 2011, mas sem conquistar nenhum acesso. Após insucesso com o Talleres na terceira, foi para o Atlético Tucumán (ARG), na segunda, e na sequência foi contratado pelo Ferro Carril Oeste (ARG) para disputar a elite nacional.
Chegou ao San Lorenzo em 2012, foi campeão do Torneio Inicial, em 2013 (espécie de primeiro turno), da Libertadores, em 2014, e da Supercopa Argentina, em 2015.