SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As autoridades de saúde da Flórida (EUA) informaram nesta sexta-feira (29) que quatro pessoas contraíram localmente o vírus da zika. É a primeira vez que os mosquitos portadores da zika estão presentes na zona continental dos EUA.

O governador da Flórida, Rick Scott, disse que a transmissão do vírus ocorreu em uma pequena área em Miami. Segundo ele, uma mulher e três homens foram infectados em Miami e no Condado de Broward. Contudo, as autoridades não informaram se a mulher estava grávida. As autoridades de saúde ainda tentam identificar os mosquitos portadores do vírus, mas já descartam a possibilidade de outros de meios de transmissão, como viagem para países com surto de zika ou contato sexual.

O Estado já registrou 381 casos da zika, todos eles em pessoas que tinham viajado para países ou territórios onde o vírus está em circulação. As autoridades de saúde dos Estados Unidos já haviam advertido que era possível que ocorressem surtos locais de zika no país com a chegada do verão, especialmente após a rápida propagação da infecção na América do Sul e na América Central ao longo dos dois últimos anos.

Não existe vacina, tratamento nem exames de diagnóstico rápido para este vírus, descoberto em 1947 em Uganda. O zika é transmitido na maioria das vezes pela picada do mosquito Aedes Aegypti, e em alguns casos por contato sexual. Em geral, a doença provoca sintomas brandos e muitas vezes passa despercebida. O vírus pode provocar, porém, transtornos neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, ou má-formações congênitas graves e irreversíveis, como a microcefalia, que se caracteriza por um desenvolvimento insuficiente do cérebro, em fetos de mulheres que foram infectadas pelo vírus durante a gravidez.