Um Paraná Clube bipolar vai enfrentar o Ceará na Vila Capanema, neste sábado (30), pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão. Bipolar porque o time paranaense tem números bons em campanha recente, mas não vence há três jogos.

Considerando-se as últimas 10 rodadas, o Paraná tem a 4ª melhor campanha, com 15 pontos em 9 jogos – o cálculo leva em conta as partidas entre a 9ª e a 18ª rodada, e o time ainda não jogou nesta última. Apenas CRB, Ceará e Vasco têm números melhores. Estatisticamente, isso poderia indicar uma equipe com boa campanha recente. Contudo, o Paraná está há três jogos sem vencer. Empatou dois em 0 a 0, ambos em casa, e perdeu de forma trágica para o Criciúma, por 3 a 2, ao levar dois gols depois dos 45 minutos do segundo tempo.

Para o técnico Marcelo Martelotte, resta esperar qual lado da bipolaridade o Paraná vai apresentar no jogo deste sábado. Esse jogo contra uma equipe mais qualificada vai mostrar a nossa real condição, disse ele, procurando deixar para trás os tropeços das últimas rodadas. O jogo (contra o Ceará) em si não traz a recuperação de algo que deixamos para trás. A exigência da vitória vai existir sempre. Temos que estar preparados para assumir a responsabilidade.

Atualmente, o Paraná é o 7º colocado, com 25 pontos. Se vencer, pode subir duas posições. Uma derrota, por outro lado, faria o time perder até três posições. O Ceará é o vice-líder da Série B, com 33 pontos.

Para este sábado, o técnico do Paraná conta com o retorno do atacante Lucio Flávio e do goleiroMarcos. Em compensação, o meia Válber, com dores no joelho direito, é dúvida. A tendência é que ele seja poupado. Lucio Flávio entraria exatamente na vaga em aberto e ficaria mais avançado. Com isso, Robson volta à linha de meias ofensivos – ele atuou como atacante na última partida, contra o Criciúma. Tivemos a formação com o Robson, que foi boa para um jogo fora de casa, mas entendemos que precisamos de uma situação diferente, falou Martelotte.

Adversário

Assim como o Paraná, o Ceará conta com o retorno de um atacante – no caso, Rafael Costa. Por outro lado, Bill (ex-Coritiba) cumpre suspensão. O técnico Sérgio Soares (ex-Paraná e Atlético) vai simplesmente trocar um pelo outro.

 

Paraná Clube x Ceará

Paraná

Marcos; Diego Tavares, Leandro Silva, Alisson e Henrique Gelain; Jean, Basso, Murilo Rangel, Válber (Lúcio Flávio) e Nadson; Robson. Técnico: Marcelo Martelotte.

Ceará

Éverton; Eduardo, Valdo, Éwerton Páscoa e Thallyson (Thiago Cametá); João Marcos, Richardson, Diego Felipe, Wescley e Felipe; Rafael Costa. Técnico: Sérgio Soares.

Árbitro: Vinicius Furlan (SP)

Local: Vila Capanema, em Curitiba, sábado, às 19 horas