O Atlético Paranaense perdeu por 2 a 0 para o Sport, nesse sábado (dia 30) à noite, em Recife, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 27 pontos, dois atrás do 4º colocado (o Santos). A equipe pernambucana subiu para a 12ª posição, com 21 pontos.

Sem contar com dez jogadores, o Atlético acabou promovendo a estreia de três jogadores. O lateral-direito Galhardo (ex-Anderlecht-BEL e Grêmio) e o meia argentino Luciano Cabral (ex-Argentinos Juniors) foram titulares e tiveram bom desempenho. O meia-atacante Lucas Fernandes (ex-Avaí) entrou no segundo tempo. O time paranaense já usou 29 jogadores nas 17 rodadas do Brasileirão. A média da competição, até agora, foi de 30 atletas por equipe.

DESEMPENHO
Desfigurado, o Atlético teve fraco desempenho coletivo, principalmente na marcação e na construção de jogadas. O Sport não jogou bem, mas apresentou futebol suficiente para vencer.

ARBITRAGEM
O jogo teve uma polêmica de arbitragem, no primeiro gol do Sport. No lance, Rogério ergueu o pé e disputou a bola com Nicolas, que também levantou bastante o pé. Os dois se chocaram e caíram na área. O árbitro marcou pênalti.

INVENCIBILIDADE
O Atlético perdeu invencibilidade de seis partidas (vinha de três vitórias e três empates).

TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 34 jogos no comando do Atlético, agora com 16 vitórias, 8 empates e 10 derrotas.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha 10 jogadores na partida. Walter e Léo estavam suspensos. Nikão, Deivid, Cleberson e André Lima ficaram em recuperação médica. Autuori decidiu poupar Thiago Heleno, Otávio, Hernani e Vinícius. Autuori foi obrigado a apostar em novatos. Dos 21 relacionados para o jogo, 15 tinham menos de 23 anos.

As novidades na escalação foram o zagueiro Marcão improvisado como volante, além de Cabral e de Galhardo, que estrearam pelo clube.

O esquema tático era o 4-2-3-1 de sempre, com Pablo e Marcão como volantes. Os meias eram Cabral (centro) Marcos Guilherme (esquera ) e Yago (direira). Juninho era o único atacante.

O Sport não tinha Durval, Ruíz, Henríquez e Luis Carlos.

PRIMEIRO TEMPO
Desfigurado, o Atlético era fraco na marcação no meio-campo e pouco produtivo com a posse de bola. O Sport teve controle do jogo, mas não criou muito no ataque, principalmente pela qualidade dos quatro defensores do Atlético. O único destaque individual do time paranaense nesse período foi Cabral, que mostrou habilidade e visão de jogo. Quem chamou a atenção negativamente foi Marcos Guilherme, desperdiçando três boas jogadas ofensivas. O time pernambucano fez 1 a 0 aos 16, em pênalti cobrado por Diego Souza e cometido por Nicolas em Rogério.

SEGUNDO TEMPO
A partida recomeçou com gol do Sport. Já aos 8 minutos, Edmilson pegou rebote na área e fez 2 a 0. O Atlético seguiu frágil na marcação o meio-campo e com pouca qualidade na construção das jogadas. Mas reagiu a partir dos 20 minutos, quando conseguiu dominar o meio-campo e criar algumas chances de gol. O goleiro Magrão defendeu as melhores jogadas do Atlético. Pablo e Galhardo foram os destaques nos minutos finais.

MUDANÇAS
Aos 20 do 2º, a primeira mudança do jogo. No Atlético, saiu o atacante Juninho e entrou o volante Rossetto. Com isso, Pablo virou centroavante. O Sport trocou volante por volante aos 25: Serginho por Rodrigo Mancha. Aos 26, O Atlético tirou Yago e colocou Lucas Fernandes, que fez sua estreia pelo clube. Aos 33, o Sport tirou o atacante Edmilson e colocou o meia Mark González. Aos 40, o Atlético trocou Marcos Guilherme por Giovanny. Ao mesmo tempo, o Sport tirou o atacante Rogério e colocou Paulo Roberto.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 48% de posse de bola, 9 finalizações (3 certas), 90% de precisão nos passes e 1 escanteio. O Sport somou 9 finalizações (5 certas), 88% nos passes e 6 escanteios. Os dados são do Footstats.

SPORT 2 x 0 ATLÉTICO
Sport: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace; Rithely, Serginho (Rodrigo Mancha), Everton Felipe, Diego Souza e Rogério (Paulo Roberto); Edmilson (Mark González). Técnico: Oswaldo de Oliveira
Atlético: Weverton; Galhardo, Paulo André, Wanderson e Nicolas; Marcão, Pablo, Yago (Lucas Fernandes), Luciano Cabral e Marcos Guilherme (Giovanny); Juninho (Rossetto). Técnico: Paulo Autuori
Gol: Diego Souza (16-1º)
Cartões amarelos: Serginho
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Público: 22.480 total
Local: Ilha do Retiro, em Recife

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Diego Souza toca para Rogério, na área. Ele ergue o pé e disputa a bola com Nicolas, que também levanta bastante o pé. Os dois se chocam e caem. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
16 – Gol do Sport. Diego Souza bate alto e marca.
29 – Luciano Cabral faz boa jogada e toca para Marcos Guilherme, que chuta cruzado, mas fraco. Margrão segura.
40 – Falta na esquerda. Galhardo cruza. A zaga tira mal. Cabral pega o rebote na área e chuta. A zaga desvia.
44 – Rogério divide com Paulo André, cai e pede pênalti.
46 – Falta perto da área. Galhardo bate colocado. A bola passa perto do ângulo.

Segundo tempo
7 – Samuel Xavier cruza rasteiro. Ninguém corta. Edmilson fura na cara do gol.
8 – Gol do Sport. Diego Souza bate escanteio. Rogério chuta. Weverton espalma. Edmilson pega rebote e marca.
19 – Nicolas cruza. Pablo pega na segunda trave e chuta forte. Magrão defende.
21 – Pablo chuta de fora da área. A bola vai perto, ao lado.
30 – Marcos Guilherme cruza. Na área, Rossetto ajeita para Pablo, que tenta o cabeceio, mas não alcança.
35 – Galhardo chuta cruzado, de fora da área. Magrão espalma.