SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo russo disse nesta segunda-feira (1º) que são “retórica pré-eleições” as alegações da candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, de que hackers da Rússia estejam por trás do roubo de informações do Partido Democrata.

“Esses pronunciamentos de Clinton são do gênero de retórica pré-eleições e não contêm nada tangível”, afirmou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele disse que considera os comentários de Hillary absurdos, emocionais e pobres em fatos.

“Os órgãos oficiais russos não realizam cyberterrorismo.” “Neste caso, [os americanos] estão tentando camuflar algumas de suas próprias ‘maracutaias’, demonizando a Rússia. Nós consideramos isso algo errado”, afirmou Peskov. O Kremlin tem negado envolvimento no incidente e disse que não favorece nenhum candidato à Presidência americana.

 

HACKERS

Hillary Clinton acusou serviços de espionagem russos de invadirem computadores do Comitê Nacional do Partido Democrata (DNC, na sigla em inglês) e disse que seu rival, o republicano Donald Trump, apoia o presidente russo, Vladimir Putin.

“Sabemos que serviços de inteligência russos hackearam o DNC, sabemos que eles fizeram com que muitos e-mails fossem divulgados e sabemos que Trump tem mostrado uma grande vontade de apoiar Putin”, afirmou Hillary em entrevista exibida neste domingo (31), pela rede de TV Fox News. Essa foi a declaração mais incisiva de Hillary desde o primeiro vazamento de mensagens de políticos democratas.

No domingo passado (24), a então presidente do partido, Debbie Wasserman Schultz, renunciou depois de o WikiLeaks divulgar 19.252 e-mails trocados por ela e mais seis dirigentes. Algumas das mensagens davam a entender que a máquina do partido estava sendo usada contra o rival de Hillary nas primárias, Bernie Sanders.

O comitê democrata já havia acusado agências de espionagem da Rússia de estar por trás da invasão para prejudicar Hillary e impulsionar a campanha de Trump, que já elogiou Putin e foi elogiado por ele. Até este domingo, porém, Hillary não havia se manifestado de forma tão direta.