O centro e estudos e treinamento Ciência Meditativa realiza, nesta sexta-feira e sábado, em Curitiba, o workshop Sementes da Mudança. O encontro apresenta o Yoga, meditação, alimentação orgânica e Chakraterapia como ferramentas para melhorar a qualidade de vida.

A participação nas oficinas e aulas independe de experiência nas práticas administradas. A programação começa na sexta-feira, com uma aula de Yoga. A ideia é tentar controlar a ansiedade e o estresse a partir de exercícios de consciência corporal e respiratória, proporcionados pela prática do Yoga.

No sábado, as palestras serão realizadas durante todo o dia. Entre os temas, estão o equilíbrio, a prática da chakraterapia, a importância da alimentação orgânica e upanishads, que são ensinamentos sagrados dos Vedas (escrituras antigas da Índia), para aprofundamento da filosofia do Yoga.

Um aulão de yoga com a instrutora e terapeuta Ione de Liz (Lakshmi Kaur) encerra a programação do evento. O valor de inscrição para a programação completa é de R$ 150,00. Mas também há a opção de participar de algumas palestras ou aulas, com valor de R$ 40,00 para cada atividade. Para reservar a vaga, o contato é [email protected].

Através do email, o interessado recebe informações sobre como efetuar o pagamento e confirmar a participação. O Ciência Meditativa é um espaço que oferece aulas de Yoga, terapias alternativas, consultorias e treinamentos na área da saúde física e mental, além de cursos e palestras gratuitos.


CHAKRATERAPIA TRABALHA OS CENTROS DE ENERGIA
A chakraterapia trabalha os centros de energia do corpo e os estímulos no sistema endócrino para o alinhamento e harmonização do corpo físico e energético. Cada chakra, pela função que desempenha em nosso corpo, armazena um determinado tipo de informação.

No workshop os participantes irão conhecer melhor a função dos chackras, que de modo simplificado, mostram como o indivíduo troca energia como o meio. Eles respondem pela vitalidade e desenvolvimento da autoconsciência do indíviduo, além de transmitir energia entre os 7 níveis da aura (que envolve nosso corpo).

Por conta disso, os  chakras absorvem energia e a dissipam através de canais energéticos que percorrem todo o corpo (nadis), sistema nervoso, glândulas endócrinas e sangue. De acordo com as linhas de estudo, são por estes canais, quando em desequilíbrio, que se instalam as doenças em nosso corpo.

Os estudiosos ressaltam que estas roda de energia precisam estar abertas, para aumentar o fluxo de energia absorvida, pois quanto mais energia flui, mais sadio o indivíduo se torna. As doenças, padrões emocionais ou mentais negativos e doentios se instalam em nosso corpo quando há um desequilíbrio da energia ou obstrução na sua absorção.


ENTENDA MAIS SOBRE OS CHACRAS

Chakra raiz/basal (na região pélvica)
Representa a ligação com a terra, matéria, guarda as convicções familiares, supertições, instintos, dor.

Umbilical/sacro (cerca de dois dedos abaixo do umbigo)
Controle de padrões, sentimentos.

Plexo solar (três dedos acima do umbigo, próximo ao estômago)
Controla a personalidade, senso de pertencer ao mundo ao poder pessoal

Cardíaco (no coração)
Determina como é a ligação com aqueles que amamos

Laríngeo (entre os dois ossos da clavícula)
Representa as verdades e atitudes do indívíduo, o autoconhecimento

Frontal (o conhecido terceiro olho)
Representa a sabedoria, intuição e o intelecto

Coronário (está um pouco acima da nossa cabeça)
É onde está armazenada a integração do ser, conhecimento do todo.


SERVIÇO:
Sementes de Mudança
Quando: Dias 5 e 6 de agosto
Local: Sala Sorriso do Buda do Ciência Meditativa – Edifício Tokyo Center, Avenida Sete de Setembro, 5011, sala 1303.
Contato: 3242-6699
Reservas de vagas e inscrições: [email protected]