A Vigilância Sanitária Estadual estará no Centro de Curitiba nesta sexta-feira e no sábado (5 e 6) para apresentar parte do trabalho da área à população. A ação coincide com o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, e encerra a programação da I Semana da Vigilância Sanitária, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde.

É importante que os cidadãos percebam que a Vigilância Sanitária está presente na maior parte dos produtos que consomem e nos serviços que utilizam. A ausência do trabalho dessas equipes pode trazer problemas, principalmente no que diz respeito à saúde da população, explica o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana.

Durante os dois dias, quem passar pela Boca Maldita poderá tirar dúvidas, fazer denúncias e conhecer um pouco mais sobre a função da Vigilância no Paraná. Para atrair os pedestres, as atividades incluem a peça de teatro O Vigilante e a presença do mascote Lupinha.

Incluímos programações diferenciadas, que unem o lúdico ao técnico, com orientações sobre o armazenamento e o consumo adequado dos alimentos, o uso racional de medicamentos, a lavagem correta das mãos, entre outras, adianta a assessora da Vigilância Sanitária, Leila Ribas.

TRABALHO – De acordo com Santana, é comum relacionar a Vigilância Sanitária apenas com a área de alimentos, mas o trabalho é muito mais amplo. A Vigilância está em nossas vidas desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Atualmente, ela está presente nos 399 municípios do Estado, enfatiza.

Além da inspeção de alimentos, a área atua em estabelecimentos como salões de beleza, barbearias, tatuagem e piercing; clínicas de estética; escolas, creches, faculdades, universidades; shoppings, teatros, cinemas, estádios de futebol, danceterias, hotéis, motéis, pousadas, campings, clubes recreativos, saunas, piscinas, academias de ginástica; hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios de análises clínicas; bancos de sangue, células, tecidos e órgãos humanos; indústrias, distribuidoras, transportadoras e comércio varejista de medicamentos; produtos de limpeza doméstica e hospitalar; produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumes, artigos médicos, odontológicos e de fisioterapia; e farmácias, entre outros, quer sejam privados, públicos ou filantrópicos.

Santana explica que todas as funções giram em torno da proteção da saúde das pessoas. Nosso trabalho existe para evitar intoxicações, acidentes, reações adversas ou contaminações e doenças causadas pelo uso de produtos de má qualidade e, também, evitar infecções e doenças causadas por ambientes insalubres por conta das más condições de higiene, destaca.

AÇÕES – Atualmente, a Vigilância Sanitária conta com o apoio de uma equipe de mais de 3 mil profissionais no Paraná, tanto dos municípios quanto do nível estadual. Entre maio e janeiro deste ano, já foram realizadas quase 93 mil inspeções, que resultaram em 1.182 penalizações.

O número de atendimentos a denúncias e reclamações com objetivo de verificar irregularidades em estabelecimentos passou de 32 mil nos primeiros cinco meses do ano. Além disso, a Vigilância Sanitária também faz um trabalho educativo e orientação às instituições e à população em geral para que conheçam e apliquem as regras estabelecidas.

SEMANA – As atividades da Semana da Vigilância Sanitária acontecem em

todo o Estado. Em Jacarezinho, na 19ª Regional de Saúde, a equipe foi a Feira

da Lua para dar orientações aos feirantes sobre a rotulagem de produtos

hortícolas in natura, seguindo a Resolução nº 748/14.

Em Irati, município da 4ª Regional da Saúde, foi promovida uma oficina sobre

o Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Produção de Alimentos

Processados pelo Empreendimento Familiar Rural. O evento reuniu mais de

130 participantes de 50 municípios da Macrorregional Leste para se

informarem sobre as normas para produção de alimentos de maneira artesanal.

PARCEIROS – A I Semana da Vigilância Sanitária conta com a participação de instituições parceiras, como Detran/PR; Sebrae/PR; Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba; Fecomércio/PR; Sesc/PR; Coordenação de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa/PR; Corpo de Bombeiros.

Serviço:

Tenda da Vigilância Sanitária

Data: 5 e 6 de agosto (sexta-feira e sábado)

Horário: na sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 12h

Local: Rua XV de novembro – Boca Maldita – Centro – Curitiba

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br