Os dois técnicos que comandaram o Paraná Clube na Série B de 2016 têm números quase idênticos até agora. É possível até afirmar que há um empate técnico. Claudinei Oliveira comandou a equipe nas oito primeiras rodadas e somou 41,7% dos pontos disputados. Em seguida, Marcelo Martelotte assumiu e obteve 43,3% dos pontos.

Entre um e outro, o clube foi comandado pelo interino Fernando Miguel em uma partida – vitória por 2 a 0 sobre o Goiás.

Claudinei somou duas vitórias, quatro empates e duas derrotas naquelas oito primeiras partidas. Foi demitido após a goleada de 5 a 1 sofrida para o Náutico. Na época, o treinador enfrentava uma polêmica com o diretor de futebol, Durval Lara Ribeiro, o Vavá. O dirigente criticava publicamente o estilo de jogo da equipe. E Claudinei aproveitou entrevistas coletivas para defender seu trabalho e cutucar Vavá. No fim, o presidente do clube, Leonardo de Olivera, demitiu Claudinei e afastou o diretor de futebol.

Marcelo Martelotte somou três vitórias, quatro empates e três derrotas. O estilo de jogo é semelhante ao de Claudinei, sem preocupação com a posse de bola, compactação defensiva e, com a bola, muita velocidade na transição da defesa para o ataque.

OS TÉCNICOS
Do Paraná na Série B 2016

Claudinei Oliveira
41,7% de aproveitamento de pontos
8 jogos
10 pontos
2 vitórias
4 empates
2 derrotas

Marcelo Martelotte
43,3% de aproveitamento de pontos
10 jogos
13 pontos
3 vitórias
4 empates
3 derrotas