O Paraná Clube já teve 13 baixas no elenco na temporada 2016. As últimas foram o zagueiro/volante Basso, 19 anos, e o meia-atacante Marcelinho, 26 anos. Os outros 11 que deixaram o clube nesse ano foram os zagueiros Luiz Felipe e Demerson; os laterais Dick, Nei, Elson e Elivelton, o volante Leandro Vilela, o meia Eliton e os atacantes Robert, Toni e Lucas Pará.

O único que deu retorno financeiro significativo ao clube foi o zagueiro Luiz Felipe. O Paraná vendeu 55% dos direitos econômicos do jogador por cerca de R$ 1 milhão.

No caso de Basso, o Paraná ainda tem a chance de ganhar uma quantia razoável. O clube paranaense manteve uma porcentagem do jogador – mas não divulgou quanto. O volante tinha contrato com o Tricolor até o final do ano, mas não queria renovar. Ele recebeu proposta do Estoril Praia, 8º colocado do último campeonato português, para um contrato de quatro anos.

O mais provável é que o Paraná perdesse o jogador no fim do ano, sem ganhar nada. Para evitar sair no prejuízo, fez esse acordo para, pelo menos, manter uma porcentagem dos direitos econômicos. Encerramos ontem o contrato com o atleta Marcelinho, não faz mais parte do nosso grupo. E o atleta Basso está sendo liberado em uma negociação que o Paraná permanece com um porcentual em uma negociação futura. Está indo para o Estoril. Nesse momento não envolveu dinheiro, mas a gente permanece com o porcentual, explicou o presidente do Paraná, Leonardo de Oliveira.

O superintendente de futebol do clube, Hélcio Alisk, lamentou a saída de Basso. Sempre tentamos a prorrogação do contrato dele. Se o Basso não quer jogar, temos que colocar outro atleta que queira. A cabeça dele está diferente do que estamos esperando no momento, afirma.

No Estoril, Basso vai jogar com outro atleta revelado nas categorias de base do Paraná Clube: o meia-atacante Dieguinho, 24 anos, que defendeu o profissional do time paranaense em 2011 e 2012.