Amplamente usada nos dias de alta temperatura, a área externa tem chamado atenção também em ambientações pensadas para o inverno e dias frios – estes espaços podem ser melhor aproveitados com mobiliário, objetos e iluminação adequados.

As arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, pontuam que ambientes externos tornam-se mais atrativos com a escolha certa de produtos. Tons de madeira sempre imprimem aconchego, além de mantas, almofadas com aparência de quentinhas, tecidos e, claro, lareiras ou aquecedores, que esquentam e garantem um charme especial. Para a iluminação, lamparinas com velas convencionais ou de LED fazem toda a diferença. Vale também atentar ao uso de vidros e a possibilidade de abrir grandes vãos, tornando o espaço usável para dias de calor e frio. Em cidades como Curitiba, em que a temperatura muda com frequência, projetar espaços externos com possibilidade de serem fechados e protegidos é essencial, detalham.

No quesito produtos, Joana DArc Brugnolo Jacoski, diretora da Green House Store Curitiba – loja especializada em mobiliário outdoor -, explica que espaços externos devem ser contemplados com itens feitos em materiais e tecidos específicos, além de acessórios e plantas especiais: Móveis com estrutura em alumínio, que são duráveis e exigem pouca manutenção, e sofás e poltronas com tecidos quentes e duráveis são algumas das indicações ideais.”


Marcelo Stammer

A ELEGÂNCIA DO MÁRMORE
De beleza inquestionável, o mármore é um elemento de destaque que valoriza os projetos de arquitetura e decoração trazendo elegância e sofisticação. A exemplo disso, o designer de interiores Nilson Torres utiliza em seu projeto o piso da DGM Mármores, brincando com as possibilidades de combinação e contraste deste elemento. Aqui, o mármore é utilizado em paginação característica de tecido chevron, fazendo assim uma referência ao mundo da moda.


Gerson Lima

O empresário Edson Marochi e a decoradora Rosi Guelmann

LANÇAMENTOS
A Simmetria Ambienti recebeu arquitetos, designers e decoradores na apresentação da Collezione 16, marcada por peças assinadas por Jader Almeida, Lattoog, Nada Se Leva, Pedro Useche, Carlos Motta, Marcelo Ligiere, e Ronald Sasson. Durante o evento os convidados também conheceram os ambientes assinados por Doriane Wagner, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande e Claudia Horta e Edison Vello.