Pesquisas apontam que um a cada cinco adultos admite o mau comportamento no uso de seus dispositivos moveis, 73% das pessoas fazem do seu carro extensão de escritório e usam seus dispositivos moveis enquanto dirigem, também nos cinemas ou em encontros sociais, 65% falam alto em lugares públicos (elevadores, corredores e ruas), e 28% manejam o equipamento enquanto caminham.

Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de etiqueta corporativa, algumas regras são importantes para o uso de celulares, notebooks, tabletes, dentre outros dispositivos. Por isso, a especialista dá algumas dicas de etiqueta no mundo digital. Segundo Maria Inês, nem todos gostam de assuntos polêmicos, piadas ou corrente, pense muito bem antes de enviar. Ao receber uma mensagem, responda assim que puder. Preencha sempre o campo assunto, ele determina o interesse da leitura. Evite arquivos anexos muitos não leem, só envie quando solicitado. Tente sempre ser objetivo, claro e fixe no assunto principal. Quanto ao uso excessivo das tecnologias, a especialista alerta, é bom não abusar. Evitar o abuso no uso dos dispositivos moveis é fundamental, isso atrapalha a sua vida familiar e social, explica.

Envie só o que interessa e que você precisa saber, jamais comente alguma coisa que o comprometa. Adote o comportamento como se estivesse pessoalmente com a pessoa. Você é julgado pelo que escreve, por isso, escreva de modo claro e com gramática e ortografia correta. Passe uma boa imagem on-line. Por fim, para não errar e sair prejudicado pelas redes sociais e internet, seja sempre gentil e evite discussões.