O Paraná Clube chegou à marca de 21 jogadores contratados na temporada 2016. Nessa quinta-feira (dia 11), o clube anunciou a chegada do meia Cristian, 36 anos, e do atacante Guilherme Queiroz, 26 anos. Cristian estava na Ponte Preta e defendeu o clube paranaense em 2004 e em 2008. Queiroz era jogador do Figueirense.

Antes desses dois, o Paraná contratou mais 19 reforços desde janeiro. Desses 19, sete já deixaram o clube: o zagueiro Demerson, os laterais Dick e Nei, os meias Eliton e Marcelinho, e os atacantes Toni e Robert.

No ano passado, a rotatividade foi ainda maior no elenco. Somente entre o final do Paranaense e o final da Série B, o clube contratou 27 jogadores.

OS 21 CONTRATADOS EM 2016
Reforços trazidos pelo clube desde o início do ano
Zagueiro: Demerson, Pitty, João Paulo, Leonardo e Leandro Silva
Laterais: Dick, Nei, Diego Tavares e Henrique Gelain
Volante: Lucas Otávio
Meia: Nadson, Valber, Eliton, Murilo Rangel, Marcelinho e Cristian
Atacantes: Robson, Toni, Henrique, Robert e Guilherme Queiroz

COMO FOI NO ANO PASSADO
Os 27 reforços para a Série B em 2015
Goleiro: Felipe Alves
Zagueiro: Léo Coelho, Rodrigo, Rodrigo Sabiá, Luciano Castán e Zé Roberto
Lateral-direito: Danilo Baia, Crystian Souza
Lateral-esquerdo: Elbis e Fernandes
Volante: Jácio, Washington e Anderson Uchoa
Meia: Éder, Marcos Paraná, Rafael Carioca, Rafael Costa, Danielzinho, Thiaguinho, Nathanzinho e Gustavo Sauer
Atacante: Fernando Viana, Henrique, Wanderson, Carlão, Danilo e Lúcio Flávio

Guilherme Queiroz foi contratado pelo desempenho em 2015, quando foi artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro, marcando 12 gols em 19 jogos pela Portuguesa. No Figueirense, em 2016, vinha jogando com alguma frequência, mas como reserva. Ele atuou em 10 rodadas do Brasileirão (2 como titular e 8 como substituto). No total do ano, tem 8 jogos como titular, 17 como substituto e 2 gols marcados.

O atacante, que tem contrato com o Paraná até o final de 2016, prefere jogar como segundo atacante, apesar de já ter atuado como centroavante. Havia a necessidade de qualificarmos nosso grupo. Com a saída do Marcelinho, que rescindiu seu contrato, trouxemos o Guilherme Queiroz, que ano passado fez uma ótima temporada na Portuguesa, afirmou o superintendente de futebol Hélcio Alisk.

Cristian vinha sendo pouco utilizado na Ponte Preta. Disputou 15 jogos no ano (7 como titular e 8 como substituto). Marcou um gol. Agora, espera ter mais chances no Paraná. Quando me ligaram, não pensei duas vezes. Conheço o clube e adoro a cidade. Tinha outras propostas, financeiramente superiores. Eu escolhi voltar ao Paraná, pois confio nas pessoas e no projeto, disse.

OS REFORÇOS
Guilherme Queiroz
Nome: Guilherme de Queiroz Gonçalves
Idade: 26 anos (23/05/1990, Novo Horizonte-SP)
Altura: 1,79m
Peso: 75kg
Posição: atacante
Clubes: Atlético Sorocaba-SP, Monte Azul-SP, Mirassol-SP, José Bonifácio-SP, Novorizontino-SP, Ituano-SP, Juventude-RS, Portuguesa-SP, Figueirense-SC e Paraná Clube.

Cristian
Nome: Cristian Martins Cabral
Idade: 36 anos (28/08/1979, Uruguaiana-RS)
Altura: 1,69m
Peso: 65kg
Posição: meia
Clubes: Ituano-SP, Paraná Clube, Palmeiras-SP, Coritiba-PR, Náutico-PE, América-RN, Fortaleza-CE, Paraná Clube, Vitória-BA, Khazar-AZB, Bragantino-SP, Itumbiara-GO, Cerâmica-RS, Treze-PB, Ituano-SP, Ponte Preta-SP e Paraná Clube.