Os estudantes Jéssica Cristina Ferrarini, de 17 anos, e Elizeu Daniel da Silva, também de 17 anos, serão os representantes da rede estadual de ensino do Paraná na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que tem provas marcadas para o dia 27 deste mês. A etapa nacional da competição vai reunir estudantes do terceiro ano do ensino médio das redes pública e particular.

A classificação para a próxima fase da competição é o resultado de muito empenho e dedicação aos estudos. Jéssica reserva duas horas por dia para pesquisar e aprofundar os conteúdos vistos em sala de aula. Eu gosto de estudar porque sei que isso vai fazer a diferença e garantir o meu futuro, disse a aluna do Colégio Estadual Ivan Ferreira do Amaral Filho, de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana.

Essa foi a primeira vez que Jéssica participou da competição. Mas, segundo ela, graças à rotina de estudo, a prova foi tranquila. Uma ou outra questão estava mais complicada, mas no geral estava fácil, contou a estudante, que não tira uma nota abaixo da média desde o 5° ano.

A estudante, que agora se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no final do ano, concilia os estudos com o estágio. O bom desempenho não é novidade para a professora de Biologia Elisiane dos Santos Rudek, que acompanha Jéssica desde o ensino fundamental. Ela sempre foi uma aluna curiosa, com vontade de aprender sempre mais e que não se contentava com o que era passado em sala de aula, disse.

DEDICAÇÃO

O comprometimento com os estudos também foi o diferencial para a classificação de Elizeu, que cursa o terceiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico de Química no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Curitiba, no bairro Boqueirão. Para a competição, Elizeu também dedica duas horas por dia para rever os conteúdos e ler livros relacionados ao tema. A expectativa para a prova é muito boa, porque o ensino oferecido pelo colégio é muito bom, os professores são bons e estou estudando todos os dias para fazer uma boa prova, disse Elizeu.

O interesse pela Química surgiu ainda durante o ensino fundamental, pela possibilidade de analisar a composição dos elementos químicos. Eu gostei tanto que não quis parar de estudar, revelou o jovem.

A rotina de estudos não é problema para Elizeu. Um de seus passatempos diários é revisar os conteúdos e resolver simulados da disciplina. Eu gosto de estudar, porque é através dos estudos que alcançamos nossas metas. Se você traçar um plano para sua vida e estudar, com certeza você irá alcançá-los, disse.

Toda quinta-feira ele tem um horário reservado com os professores da disciplina, destinado a tirar possíveis dúvidas sobre os conteúdos. Ele é um aluno que aprende muito rápido e não precisa explicar o conteúdo de novo, só alguns detalhes que acaba esquecendo, contou a professora Simone Geanne Moraes, que acompanha Elizeu nas revisões dos conteúdos.