O Coritiba é o segundo time com mais gols de bola parada no Campeonato Brasileiro. O cálculo considera os gols originados em cruzamentos de faltas e escanteios e os gols de falta direto. Os gols de pênalti não entram nesse ranking.

A equipe paranaense já fez dez gols de bola parada no Brasileirão 2016. Só fica atrás do Palmeiras, que tem 11.

Dos dez gols de bola parada do Coxa, seis tiveram origem em cobranças de escanteio, três em cobranças de falta e um em cobrança de lateral. O especialista nessa jogada é Juan, que marcou dois gols em cobranças de falta direta e foi responsável por cinco cruzamentos (um de falta, três de escanteio e um de lateral) que originaram cinco gols. As outras três cobranças foram dos meias González, Ruy e Raphael Veiga.

O cálculo considera que Juan foi autor do segundo gol na vitória por 3 a 1 sobre a Ponte Preta. No lance, o veterano bateu falta e a bola entrou direto. No entanto, o árbitro da partida errou e atribuiu o gol para Luccas Claro – a imagem mostra claramente que o zagueiro não tocou na bola.

Das cinco cobranças de Juan que resultaram em gols de outros jogadores, três foram assistências diretas, ou seja, a finalização ocorreu logo após o cruzamento da bola parada. Em outros dois cruzamentos de bola parada de Juan o gol saiu após algum desvio dentro da área.

Juan é o segundo jogador do Brasileirão 2016 com mais assistências diretas (três) de bola parada. O líder é o meia Dudu, do Palmeiras, com cinco assistências diretas (três de escanteio e duas de falta).

O meia do Coritiba é o jogador que mais acertou escanteios no Brasileirão (total de 15). Por escanteio certo, é considerado o lance em que o cruzamento termina com finalização de um companheiro de equipe. Na competição, Juan também é o quarto com mais cruzamentos de falta certos (total de sete).

O Coritiba também é o segundo time que mais marca gols de cabeça no Brasileirão, com oito. O líder é o Palmeiras, com nove.

Os sete gols de cabeça do Coritiba foram marcados por sete diferentes jogadores: os zagueiros Rafael Marques, Juninho e Luccas Claro, os volantes Alan Santos e João Paulo, o meia Raphael Veiga e o atacante Kazim. Desses sete gols, cinco tiveram origem na bola parada.

Os únicos gols de bola parada que não terminaram com uma finalização de cabeça foram do zagueiro Nery Bareiro (contra o Internacional) e do atacante Kazim (contra o Cruzeiro).