A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciou, no último mês de maio, um programa de monitoramento das aves aquáticas que ocorrem nos ambientes costeiros e marinhos das baías de Paranaguá e Antonina.
O objetivo do monitoramento — realizado durante quatro consecutivos e todos os meses — é avaliar abundância, a riqueza e a qualidade das espécies de aves existentes no entorno dos Portos do Paraná em diferentes períodos do ano. Apenas nos três primeiros meses de estudo a equipe registrou 4.057 indivíduos de aves distribuídas em 29 espécies associadas aos ambientes aquáticos.

Habitat Conservado
Entre as espécies de aves registradas, três são consideradas como ameaçadas de extinção, segundo a lista nacional de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. São elas: trinta-réis-real (Thalasseus maximus), considerado como Em Perigo, e trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e saíra-sapucaia (Tangara peruviana), ambas as espécies consideradas como Vulnerável.

Consenso
O trabalho de monitoramento da avifauna produzido pela Appa também avistou espécies como o guará (Eudocimus ruber), ave com recolonização recente no litoral do Paraná e o papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis), espécie que considerada quase ameaçada segundo a lista do ICMBio. O monitoramento vem ao encontro com recente estudo divulgado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A SPVS desenvolve desde 1998 o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa e, este ano, o censo populacional apontou que a maioria da população de papagaios que habita o litoral do Paraná – cerca de quatro mil indivíduos, 60% do total – vivem no dormitório da Ilha da Cotinga, local que fica a 460 metros de distância do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Os estudos da Appa também identificaram espécies com maiores exigências ambientais como é o caso, do savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea) e a gaivota-maria-velha (Chroicocephalus maculipennis).
O monitoramento de aves está demonstrando que é possível aliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente. Hoje, a Appa realiza diariamente mais de 30 programas com o intuito de proteger as baías de Paranaguá e Antonina, enfatiza o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.