Nos últimos anos, levado por uma onda saudável, o mercado de alimentação mostra crescimento, mesmo em meio à crise. Amparado pela busca por um estilo de vida mais saudável, muitas empresas viram nesse nicho a oportunidade de se instalar e crescer.

O Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis, com volume de vendas de US$ 27,5 bilhões em 2015, segundo levantamento da agência americana de pesquisa Euromonitor.

As opções vão desde os tradicionais light e diet, passando pelos vegetais e integrais, e ganhando ainda mais expressividade em ingredientes pouco utilizados na culinária, como a chia, linhaça e quinoa, e indo até os alimentos livres de lactose e glúten. Fato é que o mercado de alimentação saudável vem crescendo consideravelmente no país. De acordo com a Euromonitor, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. Ainda de acordo com a agência, que prevê o crescimento expansivo do setor até 2020, terá destaque nesse mercado os produtos que apresentarem maior grau de diversificação.

Com o crescente número de players no mercado, que oferecem produtos similares e em diversas faixas de preços, diferenciação será uma prioridade-chave para os fabricantes. Investimentos em embalagens, além de novos sabores, devem impulsionar as vendas.

HORTA E RECEITAS PRÓPRIAS AJUDAM
Há 8 anos no mercado, a Fevitto Integrais é destaque na capital quando o assunto é alimentação integral e é apontada como tradicional no ramo. A loja cresceu 10% em 2016 e considera a expansão ainda para esse ano. No ano passado tivemos 17 mil pessoas entrando em nosso estabelecimento. E nós conseguimos isso mantendo a qualidade de nossos produtos e desenvolvendo as nossas próprias receitas, adaptando receitas tradicionais, criando a nossa forma de fazer cozinha saudável, conta Julio Vavolizza, proprietário da Fevitto.

Para sustentar a perspectiva de crescimento acelerado, a Fevitto investe na renovação constante do cardápio e na capacitação dos funcionários. Nossa missão é popularizar o consumo de produtos saudáveis, além de ter preço acessível é fundamental desde que nossos princípios e a qualidade sejam mantidos, diz Vavolizza. Além dos salgados integrais, a Fevitto oferece sopas e caldos, massas, carnes e opções veganas e vegetarianas de seus produtos.

O investimento em um cardápio saudável, com ambiente diferenciado e horta própria são algumas das estratégias adotadas pelo Verd & Co., restaurante curitibano de comida saudável e criativa. De acordo com a proprietária do restaurante, Deyse Oppitz, essas foram as chaves para cativar clientes e crescer. Conseguimos fidelizar o cliente trazendo sabor, qualidade e produtos diversificados, afirma Deyse. O cardápio do Verd & Co. inclui pizzas, fondues, sopas e até mesmo cachorro-quente vegetariano.

PLANOS COM CARDÁPIO DELIVERY
Para quem prefere receber uma refeição balanceada na porta de casa, a curitibana Fresh meal, empresa que promove a saúde e o bem-estar através da alimentação, oferece planos que se adequam às necessidades dos mais variados públicos. Com foco na alimentação saudável e funcional, a Fresh Meal oferece três tipos de planos, todos visando quem busca mais qualidade no seu estilo de vida. Os planos custam a partir de R$ 125, por dia, para uma pessoa, com duas refeições. O cliente escolhe o plano mais adequado à proposta individual, e passa a receber as refeições no conforto de sua casa ou trabalho.

Segundo Daniela Khoury que é engenheira de alimentos e proprietária do espaço, ela mesma foi desenvolvendo suas formulações em casa para poder ter uma alimentação mais saudável, e foi aí que ela transformou o negócio caseiro em empreendimento. Por solicitação e incentivo de diversos colegas e amigos, eu fui impulsionada a abrir esse negócio, conta ela.

De acordo com a especialista em alimentação do ISAE/FGV, Fabiana Crivano, o mercado de alimentação saudável tem se fortalecido porque os consumidores estão mudando seus hábitos.

O consumidor, além de mudar seus hábitos, tem se preocupado mais com a questão sustentável e com a saúde também, além de uma preocupação com doenças cardiovasculares, alergias que têm aumentado. E perceptível essa preocupação do brasileiro com a sua saúde, completa a especialista.