O Paraná Clube recebe nessa sexta-feira (dia 19) às 20h30, na Vila Capanema, o Brasil de Pelotas-RS, pela 20ª rodada da Série B. O time paranaense tenta reverter a fase decadente – está há cinco rodadas sem vencer. A equipe gaúcha passa por um período emergente – não perde há quatro partidas oficiais.

A última vitória do Paraná foi há 46 dias, em 2 de julho, por 1 a 0, contra o Bragantino, em Bragança Paulista. O jejum na Vila Capanema é maior. A última vitória em casa foi há quase dois meses, em 25 de junho: 1 a 0 sobre o Joinville, pela 12ª rodada.

O Brasil vem de duas vitórias seguidas (sobre Avaí e CRB) e dois empates (Oeste e Vila Nova). No entanto, tem ainda uma campanha fraca fora de casa. Está em 15º lugar no ranking de visitantes, com uma vitórias, três empates e cinco empates, cinco gols marcados e 14 sofridos.

No entanto, o Paraná também é fraco em casa. No ranking de mandantes, o time tem apenas a 14ª campanha, com três vitórias, cinco empates e uma derrota – sete gols marcados e quatro sofridos.

Na classificação geral, o Paraná é o 9º colocado, com 26 pontos, e o Brasil, o 5º, com 30 pontos.

Para reverter essa situação, o técnico Marcelo Martelotte preparou mudanças na equipe – que teve 16 dias disponíveis para treinamento. O treinador indiciou que pode promover a estreia do centroavante Fernando Karanga no ataque, com Lúcio Flávio começando no banco de reservas.

O meia Cristian, 36 anos, que veio da Ponte Preta, também deve iniciar no banco. O goleiro Marcos e o meia Válber, em recuperação, são dúvidas para a partida. Sem eles, Martelotte apostou em Wendell Péricles no gol e Henrique no setor de Válber. O técnico vem utilizando o esquema tático 4-2-3-1 desde que chegou ao clube.

Os desfalques confirmados são o zagueiro Leandro Silva, o volante Jean e o lateral-esquerdo Henrique Gelain, todos suspensos.

O Brasil não terá o lateral-esquerdo Marlon, suspenso. O jogador é o líder do time em assistências, com quatro passes para gols. Ele está empatado com o meia Diogo Oliveira, outro com quatro assistências. Os artilheiros da equipe são o meia Felipe Garcia (nove gols) e Ramon (cinco).

PARANÁ x BRASIL-RS
Paraná: Wendell Péricles; Diego Tavares, Leonardo, Alisson Brand e Rafael Carioca; Anderson Uchôa, Murilo Rangel, Henrique, Nadson e Robson; Fernando Karanga. Técnico: Marcelo Martelotte
Brasil-RS: Martini; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Brock; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Elias; Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann.
Árbitro: Bruno Rezende Silva (GO)
Local: Vila Capanema