Um grande encontro da música clássica. Reunindo no mesmo palco o maestro Norton Morozowicz, o consagrado violoncelista Antonio Meneses e nomes como Maria Esther Brandão, Maria Alice Brandão e Marcos Nimrichter, a Orquestra Sinfonia Brasil apresenta dois espetáculos, em Curitiba e São Paulo, em prol do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Com um programa que destaca as obras de Haydn, a Orquestra retoma a antiga parceria entre Morozowicz e Meneses — responsáveis por memoráveis concertos nas décadas de 80 e 90. Participo de projetos em prol do Hospital Pequeno Príncipe desde 2012 e a cada nova edição há uma preocupação em promover concertos com excelência musical. Para 2016, convidamos Antonio Meneses e outros grandes solistas para integrar o programa, que conta com músicas de Mieczysaw Karowicz, Joseph Haydn, Karl Jenkins, Henrique de Curitiba e Astor Piazzola, explica Morozowicz.

Além de visitar Haydn, Mieczysaw Karowicz — um dos compositores poloneses mais importantes da geração de Karol Szymanowski — be Henrique de Curitiba, o programa ainda passeia pelo primeiro movimento do Palladio, de Karl Jenkins. Para finalizar, Las Cuatro Estaciones Porteñas de Piazzolla, uma fascinante tango suite.

Com o objetivo de democratizar a música clássica, o projeto Concertos Gols Pela Vida — desenvolvido pela CGC-CSA Consultoria e Assessoria e viabilizado pela Lei Rouanet — retoma uma parceria com a Orquestra Sinfonia Brasil, formada por muìsicos brasileiros de excelencia. Além de beneficiar o Hospital Pequeno Príncipe por meio do repasse de verba — com o valor resultante das bilheterias, por exemplo — a iniciativa também é fundamental para a formação e ampliação das plateias de música clássica, afirma Elza F. Carneiro, coordenadora de produção do projeto.

Os concertos acontecem no mês de agosto — dia 23 no Teatro Guaíra, em Curitiba, e dia 27 no Theatro São Pedro, em São Paulo. Toda renda é revertida para o Instituto de Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe — a maior unidade pediátrica de alta e média complexidade do Brasil – localizado em Curitiba. Os ingressos já estão à venda pelos sites Disk Ingresso e Ingresso Rápido – R$40 e R$20 a meia-entrada.


Algumas atrações

Sobre a Orquestra Sinfonia Brasil
A Orquestra Sinfonia Brasil, criada sob a chancela da Associação Música Brasil – AMB, tem como objetivo principal a divulgação da Música de Concerto Brasileira, especializando-se em apresentar e gravar obras do repertório orquestral de compositores nacionais. Criar uma orquestra dedicada primordialmente à música de nosso país sempre foi um dos objetivos do Diretor Artístico da Orquestra Sinfonia Brasil, Maestro Norton Morozowicz. A preservação da memória musical brasileira é preocupação fundamental da Orquestra Sinfonia Brasil, que busca a excelência através da execução musical primorosa, a altura de nossos compositores.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe
Beneficiário do projeto Concertos Gols Pela Vida, o Pequeno Príncipe é o maior hospital de alta e média complexidade exclusivamente pediátrico do Brasil. Destina 70% de sua capacidade de atendimento a crianças e adolescentes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição tem 390 leitos (sendo 62 nas quatro UTIs), oito salas cirúrgicas, cerca de 2 mil colaboradores e 350 médicos. Por ano, realiza em média 314 mil atendimentos ambulatoriais, 19 mil cirurgias e mais de 24 mil internações. Com cuidado humanizado e integral, garante condições para que 17 mil familiares acompanhem pacientes atendidos via SUS durante a internação. 

Sobre o Projeto Concertos Gols Pela Vida via Lei Rouanet
Realizado por meio do Ministério da Cultura com recursos obtidos por meio da Lei Rouanet, o projeto Concertos Gols Pela Vida tem como proponente a CGC-CSA Consultoria e Assessoria, e coordenação de Ety Cristina Forte Carneiro. Os patrocinadores são as empresas Grupo Lonza/Arch Química, DHL, Peróxidos do Brasil, Castellar Engenharia, Bauminas, Dacar Química, Gonvarri, Fitaper, Grupo Veper, Eletrofrio, Sideral Air Cargo, Electra Energy, Grupo Omni, Metisa, Distribuidora Nova Geração, Stand By Rent a Car, Buhler, Isogama.