Se você está se preparando para encarar o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e precisa de um bom reforço nos estudos, esta dica é para você. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com o Grupo Eureka, disponibiliza gratuitamente pela internet um material completo com todos os conteúdos cobrados nas avaliações. Tudo está concentrado no site do projeto Assembleia Legislativa no Enem.

A plataforma criada pela equipe da Diretoria de Comunicação da Alep tem um design moderno e de fácil navegação. Lá você encontra, além de 364 vídeo-aulas em todas as áreas do conhecimento exigidas no Enem, a íntegra dos dois aulões históricos recentemente realizados no Plenário do Legislativo, uma apostila on-line com questões das provas anteriores e informações sobre todas as atividades desenvolvidas pelo projeto. Queremos dar a nossa contribuição para que os jovens possam ter maiores chances de se preparar para entrar em uma faculdade. Eu sempre me recordo das dificuldades que enfrentei para ir à escola, por isso me orgulho de hoje poder colaborar para que todos possam utilizar das facilidades da internet para estudar e se aprimorar, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Este é o segundo ano consecutivo da parceria entre a Alep e o Grupo Eureka, que presta auxílio, de forma muito especial, para quem já não está mais nos bancos escolares. Mais de 55% dos candidatos do Enem são egressos do ensino médio e estão desassistidos de qualquer contribuição. O site e as vídeo-aulas aproximam o cidadão comum de conteúdos que ele não vê há algum tempo. Queremos que mais alunos sejam atendidos. Que eles participem, assistam e consigam se capacitar para fazer um bom Enem, afirma o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka.

Redação – Na edição 2016, o projeto dá atenção especial a uma das etapas mais importantes, tanto do Exame Nacional do Ensino Médio, como dos vestibulares: a redação. No ano passado, apenas 104 candidatos atingiram a nota máxima no texto. As notas têm mostrado que não estamos nada bem. Falta argumentação para os nossos alunos. Se pesquisarem um pouco mais, se prestarem atenção nas nossas aulas eles estarão preparados para argumentar e fazer uma boa redação.

Se a teoria se adquire nas aulas, a prática está em teste durante o 1º Concurso de Redação da Alep. Quase 50 mil estudantes do Ensino Médio de 132 colégios estaduais de Curitiba elaboraram textos que serão avaliados conforme os critérios do Enem. As melhores redações ficarão em exposição no Espaça Cultural da Casa de Leis e os autores participarão de uma sessão plenária especial, na própria Alep.