As reações de raiva e riso são as mais comuns nos perfis dos candidatos a prefeito de Curitiba no Facebook. O levantamento foi feito por um grupo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que vai monitorar a atuação dos candidatos nas redes sociais até o fim da campanha. O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Atores, Instituições, Comportamento Político e Novas Tecnologias (Geist), do programa de pós-graduação em Ciência Política da UFPR. 

Feito em julho, com base nos perfis dos então pré-candidatos à prefeitura, o terceiro levantamento do grupo contabilizou 37.596 reações de raiva e 36.717 de risos durante o mês. Ao todo, foram 1.016.312 manifestações nas páginas de nove pré-candidatos: Fernando Francischini (SD), Gustavo Fruet (PDT), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB), Rubens Bueno (PPS), Tadeu Veneri (PT) e Xênia Mello (Psol). Destes, Francischini e Bueno não concorrem à prefeitura. A maior parte ainda é de curtidas (897.175). O Facebook incluiu a possilidade de cinco reações às postagens em fevereiro deste ano: amei, risos, uau, tristeza e raiva.
Os então pré-candidatos que receberam mais reações de raiva em suas postagens foram Franscichini, Requião Filho e Rubens Bueno. Já Gustavo Fruet, Maria Victória, Ney Leprevost, Greca e Xênia Mello foram os que mais receberam a reação amei. Francischini, que acabou apoiando Maria Victoria na disputa da prefeitura, tinha o maior número de reações em julho: um total de 908,1 mil interações.
Para os autores do estudo, o predomínio de baixas reações negativas pode indicar um baixo teor de rejeição ao candidato ou a adoção de uma estratégia que evita provocar reações exacerbadas do eleitor. O levantamento conclui ainda que, apesar de sua popularidade na rede social, Francischini teve sua imagem abalada após a ação da Polícia Militar contra professores e servidores, em 29 de abril do ano passado, quando era secretário estadual da Segurança Pública. Rubens Bueno, o segundo com mais interações em junho, também desistiu de concorrer – seu partido, o PPS, apoia a reeleição de Gustavo Fruet.
Comportamento – Em terceiro lugar, com o maior número de interações, apareceu Rafael Greca, seguido por Ney Leprevost, Gustavo Fruet, Tadeu Veneri, Requião Filho, Maria Victoria e Xênia Mello, em último lugar, com 2,7 mil reações.
O objetivo do projeto MEME: e-Monitor Eleitoral é acompanhar em tempo real o comportamento e as estratégias eleitorais adotadas pelos candidatos a prefeito nas mídias sociais. As análises serão publicadas na página do grupo no Facebook.