Segunda maior cidade alemã, Hamburgo é também a oitava maior cidade da União Européia e tem 2 milhões de habitantes. É também a cidade com maior densidade de milionários. A Neuer Wall é uma das principais ruas comerciais da Europa para marcas de luxo, onde todos podem comprar – ou apreciar nas vitrines – os produtos da Louis Vuitton, Armani, Bulgari, Cartier, Hermes.


Lá como aqui: o primeiro orçamento da nova atração alemã, foi de 77 milhões de euros. Dez anos depois, o total deverá ser de 789 milhões de euros, dez vezes o preço inicial

Art Nouveau é o destaque no ABC, também lotado de boutiques, joalherias e casas de moda. Pöseldorf, nas margens do Lago Alster, concentra as lojas de antiquários, os ateliers de artistas, os designers. As lojas nas arcadas de Alsterarkaden, construídas em 1846, são também um lugar de elegância.


Construída sobre um antigo armazém, a nova casa de concertos parece um imenso navio

Hamburgo, nas margens do Elba, marcou para os dias 11 e 12 de janeira a inauguração da Elbphilharmonie Hamburgo, nova atração da cidade alemã, instalada em um edifício parecido com um imenso navio, como aqueles que diariamente navegam nas águas do Mar do Norte.

O prédio foi construído sobre um armazém histórico, apoiado sobre 1.700 estacas de concreto, abrigando 3 salas de concertos, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de uso público com vista de 360º sobre o panorama. Grand Hall, a sala de concertos, fica a 50 metros acima do solo e tem capacidade para 2.100 pessoas. Terá como destaque um órgão alemão como os do século 19. Grand Hall deverá receber 650 concertos ao ano. Será uma das principais salas de concertos internacionais, ao lado da Philharmonie de Berlim e o Teatro Alla Scala de Milão.


Dez anos de obras, finalmente a Filarmônica de Hamburgo será inaugurada em janeiro de 2017

A inauguração, muitas vezes postergada, marcada agora para janeiro de 2017, tem um histórico de construção de dez anos. Período em que o primeiro orçamento – de 77 milhões de euros – passou para a estratosférica soma de 789 milhões de euros, ou seja, 10 vezes mais. O preço final da obra terá uma parte coberta por investidores. Mas no final, como sempre, quem paga propinas, desmandos e outras coisas dignas de lava-jatos, é sempre o povo.


Terceira cidade alemã e oitava maior cidade da Europa Comunitária, Hamburgo é um dos principais portos no mundo e concentra o maior número de milionários da Alemanha

Cerca de 180 mil pessoas de todo o planeta já participam do sorteio que dará 2 mil ingressos para os concertos de abertura, a partir de janeiro de 2017. Depois da inauguração o espaço receberá durante 3 semanas as 15 melhores orquestras do mundo, como a Sinfônica de Chicago, Filarmônica de Viena e no dia 24 de janeiro terá a apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma acompanhado da pianista Kathryn Stott. Só no primeiro semestre de 2017 já foram agendados 300 concertos. Saiba mais no www.elbphilharmonie.com


Grand Hall, a sala de concertos, terá capacidade para 2.100 pessoas

PARIS APAGANDO LUZES
Desde o início do ano a receita do Turismo em Paris já perdeu 1 bilhão de euros em relação ao mesmo período de 2015. A ameaça do terrorismo é uma das causas. Mas não é a única. A receita de 2015 foi de 21 bilhões de euros e neste 2016 já houve um retrocesso de 1,5 bilhão de euros, com a entrada de visitantes caindo para 6,5%, com 14,9 milhões de noites de hotel. A baixa mais importante foi no número de estrangeiros – 9,9% — visitantes que sempre gastam mais do que os franceses (3%). O importante é o decréscimo no número de turistas asiáticos.

Os turistas atualmente ficam menos tempo em Paris do que em Londres. E gastam menos do que antes. Como consequência, a qualidade dos serviços oferecidos se deteriora. Os asiáticos, por exemplo, mostram apenas 50% de resultados positivos em pesquisas sobre acolhimento, destacando o ítem segurança.