A convite da Ford Center avaliamos a Focus na versão SE Plus 2.0 AT, a intermediária entre as cinco versões disponíveis do hatch. Ela traz rodas de liga leve 17″, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade, ar-condicionado automático digital de dupla zona e transmissão sequencial de seis velocidades. Ao entrar, nota-se o interior requintado. O acabamento é ótimo, com muitas superfícies em soft-touch, e o cockpit oferece uma correta leitura dos instrumentos. O volante tem boa pegada e é agradável ao toque. Essa versão SE Plus 2.0 AT, a mais barata com câmbio automático, incorpora os padlle shifts, para quem gosta de acionar manualmente as marchas do câmbio automático. Os bancos de couro são confortáveis e os ajustes precisos. O Focus é um carro agradável de dirigir, na versão que avaliamos, o trem de força formado pelo motor 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv de potência e 21,5/22,5 kgfm de torque, e a transmissão automatizada sequencial de seis velocidades mostrou que dá conta de mover com tranquilidade o hatch médio de 1.375 kg. As retomadas são corretas e permitem realizar as manobras de ultrapassagem com segurança. A nova calibração na direção hidráulica deu mais rigidez torcional, o equilíbrio do hatch nas curvas também agradou bastante, assim como o isolamento acústico. Os paddle-shifts, (borboletas para troca de marchas no volante), estão à disposição para quem gosta de sentir o carro na versão SE Plus 2.0 AT. O modelo avaliado tem preços a partir de R$ 76.990, 00 e estão disponíveis para test drive nas lojas Ford Center em  Curitiba na Marechal e modelo avaliado tem preços a partir de R$ 76.990

Alto da XV, São José dos Pinhais na Av. das Torres, Maringá e Blumenau.