A Escola Pública de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (EPTran-Setran) já capacitou 716 monitores para atuação em operações de trânsito no entorno de escolas, igrejas e eventos realizados em Curitiba (esportivos, recreativos, culturais, sociais, cívicos, políticos e religiosos). A atuação dos monitores ao lado dos agentes da Setran colabora para uma melhor segurança viária nas ruas da cidade.

O objetivo das operações é envolver os grandes geradores de tráfego na organização do trânsito, mostrando também para a sociedade todo o aparato existente para garantir a segurança viária em Curitiba. Os monitores têm a missão de garantir que a legislação de trânsito seja respeitada nos locais das operações, além de contribuir para a harmonia do trânsito na cidade, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

As operações foram regulamentadas pelos decretos municipais 1.172/2014 (Operação Escola), 1.036/2015 (Operação Igreja) e 1.150/2015 (Operação Eventos). As capacitações foram iniciadas no final de 2015 e são realizadas na sede da EPTran, na Casa Klemtz do Bosque da Fazendinha.

O curso de monitor tem carga horária de quatro horas, com aulas e atividades referentes à realização de bloqueios viários, posturas em cruzamentos simples e semaforizados, sinalização em via pública, normas gerais de circulação, primeiros socorros e demais ações para a boa execução da operação de trânsito, garantindo mobilidade e segurança durante a realização do evento. Ao final do curso, os monitores recebem certificados da EPTran. A capacitação tem validade por dois anos.

Os participantes aprovam a capacitação, que os conscientiza sobre seu papel na segurança do trânsito. As operações realizadas com a colaboração dos monitores em Curitiba têm sido bem realizadas e aceitas pela população, destaca o diretor da Escola Pública de Trânsito, Sandro Luis Fernandes. Já foram capacitados 92 monitores para a Operação Escola, 131 para a Operação Igreja e 493 para a Operação Eventos.

 

As operações Escola e Igreja são autorizadas somente após a engenharia da Setran fazer uma análise das condições de trânsito do local e seu entorno. São estabelecidos os horários das operações e os locais para colocação de cones e demais sinalizações de trânsito. A Setran poderá solicitar a complementação da sinalização existente no local para o correto funcionamento da operação, com os custos do projeto, execução e implantação da sinalização sendo de responsabilidade do requerente. Os monitores indicados passam pelo curso apenas depois da liberação da operação.

 

Para a realização da Operação Eventos, são necessárias autorizações das secretarias municipais de Trânsito, Urbanismo, Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Juventude, dependendo da categoria do evento.