CAMILA MATTOSO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Torcedores que perderam competições do primeiro dia da Olimpíada por causa das enormes filas que se formaram não estão conseguindo o ressarcimento prometido pelo Comitê Rio-2016. Cerca de 40 mil ingressos foram perdidos no dia 6 de agosto, primeiro sábado dos Jogos.

Houve um atraso na chegada dos agentes da Força Nacional para fazer a vistoria, o que provocou demora no processo de entrada dos torcedores nas arenas. Após os problemas, os organizadores da Rio-2016 afirmaram que estavam entrando em contato com os prejudicados, oferecendo duas opções: reembolso ou um novo ingresso.

Em contato com a reportagem, torcedores mostraram e-mails que mandaram ao comitê e as respostas que receberam. “Comprei ingresso para assistir ao melhor jogo da primeira fase de handebol entre Brasil e Noruega. Fiquei mais de 1h30 para entrar na arena e perdemos boa parte do jogo. Foi o ingresso mais caro que escolhi porque queria ver esse jogo num bom lugar e não consegui assistir, decepcionante”, escreveu Renata Ferreira, 34, que foi de São Paulo ao Rio, para o Rio-2016.

A resposta recebida horas depois frustrou as expectativas de ter algum ressarcimento. Além de agradecer o contato, o comitê citou um dos termos e condições da hora da compra, que diz: “portadores de ingressos devem reservar tempo suficiente antes da sessão para seu deslocamento e acesso à instalação, levando em consideração o período da viagem, tempo necessário para filas e verificação de segurança antes da entrada no local”.

O final do artigo utilizado ainda fala que o portador do ingresso não terá direito a reembolso no caso de chegada tardia à instalação. O Comitê Rio 2016 diz que está trabalhando para atender as solicitações. “Importante ressaltar que todos reembolsos serão feitos 30 dias depois dos Jogos Olímpicos”, disse, em nota.

RECLAMAÇÕES

Segundo o Procon do Rio de Janeiro, torcedores que foram prejudicados podem fazer uma reclamação no órgão, em busca de ressarcimento. Há um processo administrativo em andamento, do qual o Comitê Rio-2016 tem de apresentar defesa. Para o diretor de Atendimento do Procon, João Oliveira, os organizadores terão de fazer acordo com os que se sentiram lesados. “A desculpa que eles [organizadores] deram, falando que estava no ingresso o aviso de chegar mais cedo, é balela. Houve um erro por parte deles. Houve um desleixo. Isso causou um impacto na entrada e também nos restaurantes. Só que isso, na minha opinião, nada mais foi do que palhaçada. Os ingressos foram colocados à venda há mais de um ano. Eles tinham que estar preparados para isso. Dizer que não estavam esperando essa quantidade de pessoas não cola, é mentira”, disse Oliveira. Segundo o órgão, há duas saídas para os prejudicados. A primeira é tentar resolver por meio de um acordo, quando o próprio Procon entra em cena. Se o problema não for solucionado, a Justiça é o caminho indicado.