Quem passou pela Praça Rui Barbosa durante esta semana percebeu um movimento diferente com cães e gatos pelo local. Durante três dias, o programa de esterilização gratuita promovido pela Prefeitura de Curitiba realizou as cirurgias de animais previamente cadastrados da Regional Matriz. Nesta sexta-feira (26), o castramóvel estará no Parque da Barreirinha, atendendo aos moradores dos bairros que fazem parte da Regional Boa Vista e que já realizaram seus cadastros.

No total, 350 animais foram esterilizados. O procedimento é gratuito, coordenado pela Rede de Proteção Animal de Curitiba com liberação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Pode se inscrever no programa quem participa de programas sociais, como o Bolsa Família, Armazém da Família e programas da Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba.

 A saúde animal está no plano de governo e estamos realizando todos os pontos apresentados. Esta é uma antiga reivindicação da comunidade que é atendida pela administração municipal. Estamos dando prioridade para as famílias de baixa renda e para protetores independentes e ONGs, ressalta o coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi.

 

Benefícios

O controle populacional diminui a ocorrência de zoonoses, de acidentes como mordeduras, além de prevenir doenças como o câncer da mama e dos testículos, explica o veterinário Danilo Guarnier, da Clínica Veterinária Dr. Ricardo, empresa responsável pela esterilização.

Equipado com três salas para procedimentos cirúrgicos, o castramóvel conta com seis veterinários e é acompanhado por uma ambulância UTI para atendimento emergencial.

Para Everaldo dos Santos Silva, que se encontra em situação de rua, o castramóvel era a única oportunidade de esterilizar seu fiel companheiro, o Tatu. Esse atendimento é muito bom. Agora ele vai ficar mais manso. Vou falar do serviço para outros que, como eu, têm cachorro como companhia, relata.

 Esta é a melhor solução para a população de animais de rua e semidomiciliados. Nos últimos dois meses, trouxe aproximadamente 35 animais das ruas da Vila Torres para a esterilização. Todo o procedimento é gratuito e realizado pela Prefeitura, salienta a protetora Regina de Fátima Bressan.

O comerciante Davi Soares foi acompanhado pela esposa Nilsa e pela filha Laísa para levar Wiski, mascote da família, para o procedimento cirúrgico. Fomos muito bem atendidos. Ele veio em jejum, como nos foi orientado, e agora recebemos os remédios para o pós-operatório. O serviço é completo. Se fosse pagar em uma clínica particular, sairia aproximadamente R$ 300, dinheiro que faz falta no orçamento em época de crise.

Até o final do mês de julho, o castramóvel atendeu a 1.954 animais – 1.310 cães e 644 gatos -, de proprietários previamente cadastrados dos bairros das regionais Tatuquara, Cajuru e CIC. Somados aos 7.587 animais castrados em clínicas conveniadas desde 2013, já são 9.541 bichos domésticos esterilizados em Curitiba.

O castramóvel passará por todas as dez administrações regionais até o fim do ano. O objetivo é esterilizar outros 5 mil cães e gatos até o mês de dezembro e fechar os 7 mil previstos no edital do serviço, lançado em fevereiro deste ano pela Rede de Proteção Animal, ligada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.