Mais uma adolescente brasileira foi detida na imigração americana nesta semana. A brasileira Liliana Matte, de 17 anos, foi detida na última segunda-feira (22), em Miami, e levada para um abrigo em Chicago. A adolescente foi detida após tirar uma ‘selfie’ em local proibido.

Este é o segundo caso, em pouco tempo, de menores desacompanhadas detidas na imigração americana. A adolescente, que iria participar Miss Brazil Model 2016, deveria retornar ao Brasil em setembro, mas foi detida no aeroporto onde ficou até o dia 24, após ser encaminhada para um abrigo de menores.

Segundo a advogada de imigração, Ingrid Baracchini, o Brasil autoriza que menores viajem desacompanhados, mas isso não garante a entrada nos EUA. Quando um visto para os EUA é emitido, eles informam que o mesmo não garante a sua entrada no país, ou seja, a imigração fará um juízo de admissibilidade no aeroporto, explica a advogada de imigração.

A especialista explica que o problema de enviar menores desacompanhados para outro país está no fato de que eles não podem responder por si só, pois são menores e incapazes. Por serem menores não podem ser removidos e devem ser levados à Corte, na presença de um juiz, para se determinar o que será feito, explica Ingrid.

Os menores de idade podem viajar desacompanhados, mas precisam de uma autorização legal dos pais para irem a outros países. Não é proibido que adolescentes viajem sozinhos, mas eles não podem alugar um carro ou se registrar em um hotel, por exemplo. Por isso, é sempre importante ter um adulto responsável por perto, comenta a advogada de imigração.