Na próxima segunda-feira (05), os metalúrgicos da Grande Curitiba realizarão uma série de manifestações  nas fábricas da categoria  para lançar a campanha  Retirar direitos não gera emprego! Retomada econômica já!. O objetivo é formar uma frente de atuação para pressionar o governo a adotar medidas que acelerem a economia e a geração de empregos, mas sem atingir os direitos trabalhistas. As principais ações estão previstas para acontecer nas seguintes fábricas: Volvo, CNH, Bosch, WHB e Renault, nas entradas de turno, entre às 6h e 7h30. Às 10h, trabalhadores se manifestam na Boca Maldita

Infelizmente, alguns setores alegam que para resolver a crise, é preciso flexibilizar os direitos trabalhistas. Essa visão é deturpada. O que tem travado a economia são os juros altos que inibem o setor produtivo, a falta de crédito e o rebaixamento de renda, que prejudicam o consumo. O que vai salvar a economia é o fortalecimento do mercado interno através da  baixa dos juros e do aumento da renda e do crédito. Acabar com direitos não tem relação nenhuma na geração de emprego, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

 

Lideranças sindicais nacionais participarão das manifestações

Lideranças sindicais de renome nacional participação das manifestações. Entre essas lideranças estão o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, e o secretário-geral da Força Sindical nacional, João Carlos Gonçalves (Juruna), além de presidentes de sindicatos e federações de metalúrgicos de outros estados.