Seis universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme a quarta edição do Ranking Universitário da Folha 2015 (RUF), divulgado na segunda-feira (14) pelo jornal Folha de São Paulo. Nesta edição foram avaliadas 192 universidades do País em cinco aspectos – pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. O objetivo das informações é ajudar o estudante a escolher um curso e uma universidade, além de facilitar o acompanhamento do ensino superior brasileiro pela sociedade.

A Universidade Estadual Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram as instituições mais bem colocadas entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior. A UEL ficou em 23º no ranking geral, com a avaliação de 29 cursos. Entre esses, destaque para o curso de Moda, o terceiro melhor do Brasil, e o de Fisioterapia, que ficou em 7º no ranking. O quesito que ficou mais em evidência nos cursos avaliados foi Ensino, colocando a universidade na 13ª colocação no geral.

Já a Universidade Estadual de Maringá (UEM), ficou logo atrás da UEL, na 24ª colocação no geral, com 33 cursos avaliados. O curso de Agronomia da UEM é o 8º melhor do Brasil e Ciências Contábeis ficou na 10ª posição no ranking. O aspecto Inovação foi o destaque na UEM, e garantiu à universidade na 14ª posição entre as avaliadas no Brasil.

Na relação das 100 melhores instituições de ensino superior foram classificadas ainda outras quatro do sistema estadual. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ficou na 61ª colocação e teve 23 cursos avaliados. A instituição teve os cursos de Agronomia, Turismo, Matemática, Geografia e Odontologia entre os melhores avaliados da universidade. O quesito de destaque da UEPG também foi Inovação, posicionando a instituição no 43º lugar entre as instituições avaliadas do Brasil.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ficou uma posição atrás da UEPG, no 62º lugar, e teve como destaque os cursos de Agronomia e Engenharia Química, que ficaram entre os 30 melhores no Brasil. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ficou no 98º no ranking geral, com 25 cursos avaliados dos 65 da instituição. Agronomia, Serviço Social e Turismo foram os melhores cursos da Unicentro.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) ficou em 167º no ranking geral, com 16 cursos avaliados, com destaque para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

O Ranking Universitário da Folha é uma listagem das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, o jornal criou uma metodologia própria, tendo como referências avaliações internacionais consolidadas, que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados, cadastrados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep-MEC).