Assistir a um concerto no Teatro Guaíra é sempre uma experiência enriquecedora, especialmente se no palco estiverem músicos apresentando grandes canções brasileiras. Essa será a experiência de 1,5 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que assistirão ao espetáculo Alma Brasileira, regido pelo maestro Alexandre Brasolim até o fim de setembro.

 

Na quarta-feira (21), o primeiro grupo de 400 estudantes esteve no teatro. A atividade faz parte do projeto Arte por Toda a Parte, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba para promover a ampliação do repertório cultural das crianças e dos estudantes. Nesta quinta-feira (22), e nos dias 27 e 28 de setembro, novas turmas participam da ação.

 

O concerto reúne canções como Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga; Acalanto da Rosa, de Claudio Santoro; Fiz da Minha Vida uma Canção, de Waldemar Henrique e Mulher Rendeira, apresentadas pela intérprete Luiza Wuaden e orquestra.

 

Antes do espetáculo, o maestro explica aos estudantes todo o funcionamento de uma orquestra, apresentando cada grupo de instrumentos. Alma Brasileira é um projeto para promover acesso à cultura e inclusão social. Serve de incentivo para que as crianças tenham interesse em aprender sobre música clássica e ampliar os estilos musicais conhecidos por meninos e meninas, disse o produtor executivo, Mario Wuaden.

 

Com os ouvidos atentos, olhares encantados e um silêncio logo preenchido pelo som dos violinos, flautas, percussões e piano, os estudantes se divertem com a nova experiência. Eu achei muito legal conhecer o funcionamento de uma a orquestra. Nunca tinha participado de um evento como esse. Foi uma boa oportunidade e vou me lembrar para sempre, disse o estudante Rodrigo Nunes Machado, de 13 anos, da Escola Municipal Álvaro Borges, no bairro CIC.

 

A professora Gracieli Bacelar ficou muito satisfeita por poder acompanhar os estudantes no evento. Foi tudo maravilhoso, as crianças ficaram encantadas. Esse trabalho é muito importante. É uma experiência diferente da realidade em que eles vivem e traz uma cultura muito rica para eles, finalizou.

 

Arte por Toda a Parte

 

Sessões de cinema, shows de musicais, apresentações de teatro, dança, circo, passeios em museus e oficinas artísticas são ofertados periodicamente as crianças e estudantes atendidos na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Por meio do projeto Arte por Toda Parte, foram distribuídos, nos últimos três anos, mais de 36.245 mil ingressos para a participação em espetáculos e cursos em diferentes linguagens artísticas.

A programação é variada e voltada aos estudantes de todas as idades. Alguns espetáculos são promovidos nas unidades escolares – somente neste ano forma mais de 60 apresentações – mas a grande maioria acontece em teatros, cinemas e outros espaços culturais. O transporte é feito pela Secretaria Municipal da Educação.

 

O Arte por Toda a Parte é uma extensão do projeto EduCultura, voltado aos profissionais da educação, com o mesmo objetivo de estimular a arte e a valorização de espaços culturais da cidade a partir da oferta gratuita de ingressos dos espetáculos e eventos produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba ou por produtores parceiros, explica o diretor do departamento de Tecnologias e Difusão Educacional, Marlon Terres.

 

Alma Brasileira

O projeto Alma Brasileira reúne 15 produções musicais para proporcionar uma interpretação mais atual de canções da música brasileira. O projeto foi produzido com recursos do Mecenato Subsidiado de Curitiba. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a Secretaria Municipal de Educação/SME e a URBS.