SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Claudia Rankine, 53, autora da premiada coleção de poemas “Citizen”, que aborda o racismo contra afro-americanos nos EUA, foi laureada com a “bolsa para gênios” da Fundação MacArthur.
A poeta é uma das 23 pessoas contempladas com uma doação no valor de US$ 625 mil (cerca de R$ 2 milhões), distribuídos ao longo de cinco anos, anunciou a organização nesta quinta (22).
O prêmio, criado em 1981, é concedido anualmente a indivíduos que têm mostrado criatividade excepcional em seus trabalhos e potencial para continuar produzindo.
“Claudia Rankine é uma poeta iluminando as tensões emocionais e psíquicas que marcam as experiências de muitos vivendo na América do século 21”, disse a Fundação em nota.
Com a doação, Claudia pretender criar um instituto de “imaginário racial” que possibilitaria a pensadores se reunir em uma espécie de laboratório para refletir sobre a elaboração de arte e cultura e o “desmantelamento da dominância branca”, afirmou a poeta à revista “Time”
“Citizen”, lançado em 2014, estava entre os trabalhos citados pela fundação ao conceder o prêmio. O livro examina as maneiras com que o racismo velado está presente na vida de muitos americanos negros.
“A primeira peça em ‘Citizen’ foi escrita logo após o [furacão] Katrina”, disse Rankine em uma entrevista em vídeo publicado no site da fundação. “Eu gravei toda a cobertura da CNN e fiquei fascinada sobre como o racismo caracterizou os relatos”.
O livro surgiu como uma resposta a eventos corriqueiros na cultura americana atual, “em geral coisas como tiroteios policiais com homens negros desarmados e outras situações de injustiça descarada que claramente estavam ligadas ao racismo”.
Entre os contemplados pelo prêmio estão também o advogado de direitos civis Ahilan Arulanantham, a jornalista investigativa da “New Yorker” Sarah Stillman, a compositora Julia Wolfe e a microbiologista Dianne Newman.