Weverton, do Atlético Paranaense, é o goleiro que lidera a defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro de 2016. Apesar da marca expressiva, ele tem sido pouco exigido com as mãos e muito utilizado para o jogo com os pés.

Entre os 20 titulares da competição, Weverton está em penúltimo lugar no número de defesas, com média de 2,6 por partida (foram 52 em 20 jogos). Nesse quesito, fica empatado com outros cinco goleiros. Abaixo deles o único é Alex Muralha, do Flamengo, com média de 2,5 defesas por jogo. O líder desse ranking é Fernando Miguel, do Vitória, com 3,9. Os dados são do WhoScored.

Weverton aparece nas primeiras posições no jogo com os pés. É o segundo goleiro que mais tenta passes e lançamentos, com média de 30,1 por jogo. Só fica atrás de Fernando Prass, do Palmeiras, que tenta 31 por jogo.

O goleiro do Atlético é também o segundo da posição que mais acerta lançamentos, com 8,4 por partida. Só Danilo, da Chapecoense, acerta mais: 8,5.

A precisão nesse tipo de jogada também coloca Weverton entre os melhores. Ele acerta 43% dos lançamentos, muito próximo do melhor nesse quesito, Magrão, do Sport, com 46%. O pior é Grohe, do Grêmio, com 24%.

Nos passes curtos, Weverton também aparece entre os primeiros. Ele é o 4º como mais passes certos por jogo, com média de 10,4. A precisão dele é de 99% nesse tipo de lance (208 passes certos e 2 errados).

OS GOLEIROS DO BRASILEIRÃO
Média por jogo, considerando apenas os titulares dos 20 clubes
Mais defesas por jogo: Fernando Miguel (3,9) e Danilo (3,7)
Menos defesas por jogo: Alex Muralha (2,5)
Mais tenta passes e lançamentos por jogo: Prass (31) e Weverton (30,1)
Menos tenta passes e lançamentos por jogo: Tiago Cardoso (18,6)
Mais lançamentos certos por jogo: Danilo (8,5) e Weverton (8,4)
Menos lançamentos certos por jogo: Grohe (3,7) e Fábio (4)
Maior precisão nos lançamentos: Magrão (46%)
Menor precisão nos lançamentos: Grohe (24%)
Mais passes certos por jogo: Prass (11,3) e Magrão (10,8)
Menos passes certos por jogo: Cavalieri (3,3) e Wilson (4,2)
Fonte: WhoScored