O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura a exposição Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba no dia 24 de setembro, sábado, às 11 horas. Realizada em comemoração aos 140 anos do Museu Paranaense (MP), a mostra apresenta retratos de personalidades da sociedade curitibana preservados no acervo do museu, além de peças do próprio acervo do MON, somando mais de 100 obras entre pinturas e esculturas.

Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, ressalta que os acervos são a memória das instituições museológicas, que devem ser sempre valorizados e bem conservados. É importante realizar exposições que mostrem ao público a história dos museus, seus acervos e a preservação dos patrimônios artísticos, afirma.

Nós temos uma data muito importante para comemorar este mês que são os 140 anos do Museu Paranaense, referência da nossa história, da história do Paraná e do povo do Paraná. Essa exposição, que vai trazer a memória das ruas, os retratos dos personagens de Curitiba, é muito legal e fundamental para a valorização da cultura paranaense, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

A coleção de retratos do MP foi instituída em 1886 sob o título de Pinacoteca Paranaense. A mostra tem como objetivo valorizar o próprio acervo do Museu Paranaense acerca de personagens que participaram da história do Paraná, cujos retratos se encontram em exposições ou reservas técnicas, diz o curador da mostra e diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr.