Após um ano instalada na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), a i9algo teve sucesso durante as Olimpíadas Rio 2016. Seu primeiro produto, a Taxi ADV, que administra mídias digitais em táxis, atingiu sete mil pessoas por dia durante os Jogos Olímpicos, em uma campanha da empresa com uma companhia de telecomunicações.

A Taxi ADV faz a divulgação de propaganda em telas instaladas no banco de trás dos veículos para que o passageiro veja e interaja com o conteúdo durante o deslocamento, explica André Straube, fundador da i9algo. Em operação no Rio de Janeiro, a mídia está instalada em 400 táxis da cidade.

Durante as Olimpíadas, a i9algo, que tem o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) como sede, fez uma parceria com uma empresa de telecomunicações para disponibilizar conteúdo na mídia da Taxi ADV, voltado aos turistas que foram à cidade. 

Nos preparamos para os Jogos Olímpicos e impactar sete mil pessoas por dia com o nosso produto durante as Olimpíadas. O suporte da Intec nos ajudou a ter infraestrutura para alcançar esse resultado e agora vamos passar a explorar mais o mercado carioca, diz Straube.

A ferramenta usa uma plataforma baseada no conceito iDOOH Mídia (Interactive Digital Out Of Home, ou, em português, “mídia digital e interativa fora de casa”). A intenção é gerar conteúdo para o passageiro do táxi – no caso do Rio de Janeiro, sobre os pontos turísticos da cidade, por exemplo –, além de ser um espaço publicitário para anúncios voltados a quem ocupa o veículo.

De acordo com o gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, a empresa tem que estar preparada para a demanda global e não apenas pensar no mercado onde está sediada. É isso que incentivamos na incubadora, que o empreendedor pense em levar seu produto ou serviço além das divisas e fronteiras. A Intec dá o apoio para planejar essa expansão, ressalta Lima.

Apesar de estar dedicando todas as atenções ao Taxi ADV, Straube observa que durante o processo de incubação outro produto foi desenvolvido: o Autaz, um sistema para a área de automação. Desenvolvemos o produto dentro da incubadora. O sistema é uma plataforma de automação inteligente, que a princípio é voltado para food trucks, ressalta o empreendedor.

INTEC – Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem fazer, ao longo do ano, a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas. Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo e Invento Engenharia.