SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em uma combinação um tanto inusitada, a D’Ieteren NV, importadora belga de veículos, anunciou a compra de 41% da marca de cadernos italiana Moleskine, e disse ainda que fará uma oferta pela fatia restante.

Com a aquisição, a D’Ieteren NV se tornou a segunda maior acionista da Moleskine -a portuguesa Altri detém 43,7% das ações.

Segundo a importadora, a aquisição foi feita por 2,40 euros por ação e representa uma valorização líquida de 506 milhões de euros à companhia. Em comunicado, a D’Ieteren NV diz que o plano é lançar ainda no último trimestre do ano uma proposta nos mesmos valores para adquirir toda a Moleskine.

A marca italiana, registrada oficialmente em 1997 pela editora Modo&Modo, pode ir parar nas mãos de um negócio familiar criado em 1805 em Bruxelas.

A D’Ieteren NV é a maior distribuidora de carros da Bélgica -responsável pela importação de veículos da Volkswagen, Audi, Lamborghini, entre outros- e, com a marca Belron, a líder mundial em vidros para reparo e reposição em automóveis. Com o anúncio, as ações da Moleskine valorizaram quase 16% nesta sexta. Já as da D’Ieteren NV caíram 5,76%.